A rede inglesa de lojas de departamentos John Lewis passará a cobrar, a partir do próximo mês, uma taxa de £2 (quase R$ 10) para pedidos abaixo de £30 (quase R$ 150) entregues pelo serviço ?click and collect?, pelo qual clientes retiram nas lojas compras feitas on-line. Segundo a varejista, o atual serviço gratuito é insustentável.
A John Lewis foi uma das primeiras varejistas no mundo a adotar esse recurso, ainda em 2008, e hoje disponibiliza todas as suas 46 lojas, além de supermercados Waitrose selecionados e uma rede de 5.500 pontos de venda Collect Plus associados (para esses últimos já era cobrada uma taxa de £3 por pedido). Mas a logística que envolve o envio de pedidos de pequeno valor torna o serviço deficitário, segundo a empresa.
A decisão da companhia reflete o forte crescimento do varejo on-line. A John Lewis, que está investindo mais de £80 milhões na cadeia de suprimentos e £100 milhões em TI neste ano (cinco vezes mais que em 2010), processa atualmente mais de 6 milhões de pedidos pelo click and collect por ano, contra 350 mil em 2008.
Segundo o diretor das operações on-line da empresa, Mark Lewis, a mudança manterá a maior parte dos pedidos sem taxa de entrega, mas permitirá que a empresa continue a investir na operação de click and collect. Na empresa, as vendas on-line saltaram de 10% para 33% do faturamento nos últimos oito anos.
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