Uma plataforma interativa que permite visualizar todos os telhados brasileiros, simular a instalação de placas fotovoltaicas em cada um deles e calcular o potencial do país para a geração de energia solar. O Solariza é a nova ferramenta criada pelo Greenpeace para engajar a sociedade em sua campanha de energia solar, que busca a transição energética para um Brasil mais limpo e renovável.
A meta final do jogo é que todos os participantes, juntos, solarizem o equivalente a seis milhões de telhados residenciais. Esse número representa a geração de eletricidade necessária para desligar as usinas nucleares Angra 1 e 2, além das termelétricas de Piratininga (SP) e Candiota (RS).
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O jogador que acumular mais experiência solarizando telhados receberá dois prêmios: a solarização de sua residência real e a oportunidade de participar da instalação solar na instituição vencedora do ?crowdroofing? que funciona da seguinte maneira: quando o equivalente a 4,2 milhões de casas forem solarizadas no jogo, será aberta uma chamada pública para o cadastro de entidades beneficentes interessadas em ter os seus telhados solarizados na prática.
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Três entidades serão pré-selecionadas pelo Greenpeace com base em critérios técnicos. A partir daí, a instituição vencedora será eleita pelo público.
Confira no vídeo abaixo como o game funciona.
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A ferramenta também permite calcular qual é o potencial solar dos telhados individuais, estimando a economia que o consumidor poderia ter ao produzir sua própria eletricidade. ?Essas informações são essenciais para que os brasileiros e o governo entendam que os telhados, geralmente as áreas menos utilizadas de nossas casas, podem ter um papel essencial na melhora da sua qualidade de vida. Mas, para que isso aconteça, o Governo Federal precisa conceder incentivos fiscais, como a diminuição do ICMS e o uso do FGTS para bancar a instalação?, diz Bárbara Rubim, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Greenpeace.