O Aeroporto Internacional de Cochin, na Índia, é o primeiro do mundo a utilizar apenas energia solar para todas as suas necessidades. O projeto 100% solar foi inaugurado no dia 18 de agosto.
No local foram instalados 46.150 painéis solares fixados em uma área criada originalmente para depósito de carga. Os materiais diminuirão muito a emissão de gás carbônico – o setor de aviação é um dos que mais impacta o meio ambiente. A previsão é de que haja uma redução de 330 mil toneladas de emissões de CO2 nos próximos 25 anos.
Leia também: Energia solar térmica: a possível super heroína na crise energética
O aeroporto se desenvolveu por meio de uma parceria público-privada (PPP) e entrou na energia solar em 2013, com a instalação de um telhado fotovoltaico de 100 quilowatt-pico (kWp), construído no seu terminal.
Leia também: Project Sunroof: qual o potencial de energia solar da sua casa?
A nova central solar tem capacidade de geração de 12 MWp e uma extensão de 18,2 hectares. Ela foi construída nos últimos seis meses, segundo o portal Al Jazeera, e custou ? 9 milhões, um valor que será recuperado nos próximos cinco anos.
Leia também: Energia solar: primeiro é preciso capacitar a mão de obra
Segundo os responsáveis pelo aeroporto, a energia que a infraestrutura gerará todos os anos é suficiente para prover energia para 10 mil casas e será mais do que suficiente para os gastos do aeroporto. Portando, parte dela será revendida para as redes locais.
Fonte: eCycle.