A rede de postos Ipiranga criou aplicativo para que os profissionais da equipe comercial da rede tenham acesso de forma rápida a informações sobre o desempenho das vendas no varejo. Ao todo, cerca de 300 profissionais conseguirão analisar os principais indicadores de vendas e relacionamento nos mais de 7 mil postos credenciados, lojas de conveniência e franquias de troca de óleo que compõem a rede Ipiranga em todo o Brasil.
Desenvolvido com base na plataforma MicroStrategy Mobile, o aplicativo tem a função de dar mais agilidade à equipe de vendas, acelerando o processo de tomada de decisão do time. Segundo a rede, a plataforma surgiu a partir da necessidade do marketing aliada à tecnologia e know how de TI da Ipiranga.
Estão entre os dados disponíveis em tempo real o volume de venda por posto e por tipo de combustível; dados sobre as lojas de conveniência e pontos de troca de óleo; além de outros detalhes que permitem também aos gestores da área de marketing avaliarem e acompanharem o desempenho tanto da equipe de vendas como desses clientes.
“Hoje é tudo instantâneo e ainda há enormes possibilidades a serem exploradas graças à integração das funcionalidades da plataforma com as dos dispositivos móveis. Isso proporciona um ganho bastante perceptível na rotina desses colaboradores”, avalia Andre De Stefani, gerente executivo de desenvolvimento de varejo Ipiranga.
Segundo Betsy Ferreira, gerente de Sistemas de Informação da Ipiranga, “a cultura analítica dentro da companhia sempre foi muito intensa, culminando na construção de uma ampla base de dados, que reúne diversos indicadores, painéis de desempenho, gráficos e dashboards”. Apesar disso, conta, a utilização do BI era tradicional, focada principalmente no desenvolvimento de relatórios via web e em uma aplicação mobile para atender ao corpo diretivo da empresa.
“Logo que foram sinalizadas as necessidades de viabilizar uma nova forma de atuação da força de vendas junto aos clientes e de evoluir a capacidade de gestão dos territórios de vendas, pensamos imediatamente que seria necessário buscar soluções realmente inovadoras do ponto de vista de usabilidade e mobilidade, mas que ao mesmo tempo aproveitassem os investimentos já realizados no desenvolvimento de nossa solução de BI”, explica a executiva.