/
/
Conheça as 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2017

Conheça as 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2017

A consultoria Interbrand divulgou seu ranking anual e, mais uma vez, Itaú lidera como marca mais valiosa seguido por Bradesco e Skol

Descobrir qual é o valor da marca é sempre algo muito complicado. Afinal, não são apenas as vendas que definem a força de uma empresa, mas ativos intangíveis como credibilidade, percepção e influência junto ao consumidor. De olho nesses pontos, a Interbrand anunciou o seu ranking de marcas mais valiosas do Brasil em 2017. Os bancos Itaú e Bradesco e a marca de cervejas Skol, da Ambev, ocupam as três primeiras posições, respectivamente.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Com uma marca avaliada em cerca de R$ 28,2 bilhões, o Itaú mais uma vez lidera o ranking. De um ano para cá, houve uma valorização de 6%. O seu concorrente direto Bradesco, no entanto, deu um salto ainda maior. Enquanto em 2016 o banco sediado na Cidade de Deus, em Osasco, foi avaliado em R$ 18,7 bilhões, atualmente ele alcançou um valor de R$ 22,1 bilhões. Trata-se do maior salto em valor do levantamento.

Proporcionalmente, contudo, houve outro grande destaque. O Magazine Luiza apresentou uma valorização de 30%. Não é para menos. As suas ações bateram recordes históricos nos últimos dois anos (apesar da queda recente) e o mercado vem elogiando as ações tomadas por Frederico Trajano, CEO da companhia. Analistas enxergam o Magazine Luiza como a varejista mais preparada para os novos tempos digitais.

A crise vai ficando para trás

Das 25 empresas que lideram o ranking, apenas cinco tiveram um decréscimo em seu valor. A maior queda foi a do banco de investimentos BTG Pactual. Alguns fatores foram decisivos para esse resultado negativo. A crise econômica diminuiu muito o valor dos investimentos por aqui. Para se ter uma ideia, a taxa de investimentos de empresas e famílias caiu para 13,7% em dezembro de 2016. Trata-se do pior nível desde 2000.

Outro fator muito relevante para o BTG Pactual foi a prisão do fundador André Esteves, acusado de estar envolvido na Lava Jato. Sua prisão já foi revogada.

A Petrobras (-12%), a Vivo (-3%), a Cielo (-5%) e o Extra (-8%) foram outros que apresentaram queda. Mesmo com esses números negativos, o fato de 20 empresas terem apresentado valorização não é de se ignorar.

“Se, por um lado, o cenário político continua flutuante e a tímida retomada da confiança no ambiente econômico promete uma recuperação lenta e a longo prazo, por outro, o ranking nos mostra que os resultados de um bom trabalho de marca em tempos de cautela aparecem rápido”, diz Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand São Paulo.

Outros destaques

O que Localiza, Renner e Havaianas têm em comum? As três apresentaram crescimentos acima dos dois dígitos, de acordo com a Interbrand. Enquanto a Localiza apresenta bons resultados com a popularização da locação de automóveis, a Renner segue como sendo uma das principais varejistas de vestuário do país – um setor que sofreu muito durante a crise.

A Havaianas também é destaque com sua forte presença no exterior. Ajuda também o fato da Alpargatas, que fabrica as tradicionais sandálias de borracha, estar de dono novo. A companhia foi adquirida por R$ 3,5 bilhões pelos fundos Cambuhy, Itausa e Brasil Warrant, todas ligadas às famílias Moreira Salles, Villela e Setubal, principais acionistas do Itaú. O antigo dono, a J&F, dos irmãos Batista, está enrolada até o pescoço com denúncias de corrupção.

A Ambev, mais uma vez, conseguiu emplacar quatro marcas no ranking. O grande destaque, claro, é a Skol avaliada em R$ 16 bilhões. Na quarta posição do levantamento está a Brahma, com valor de R$ 11,2 bilhões. Antarctica, na sétima posição com valor de R$ 4,1 bilhões, e Bohemia, 22ª colocada e avaliada em R$ 476 milhões, fecham a participação da empresa controlada pelo 3G.

Os laboratórios Fleury, avaliado em R$ 413 milhões, foi a única marca a estrear no levantamento da Interbrand.

Confira, abaixo, as 25 marcas mais valiosas:
Fonte: Interbrand

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]