Pesquisar
Close this search box.
/
/
Investidores de olho em um novo negócio: a compra de canais no YouTube

Investidores de olho em um novo negócio: a compra de canais no YouTube

Uma reportagem do site The Verge afirma que um aquecido movimento de aquisições e fusões de canais de vídeos no YouTube nos EUA. Entenda

Uma reportagem do site The Verge afirma que o universo dos youtubers, especialmente nos EUA, estaria passando por um processo de profissionalização que incluiria até mesmo um aquecido mercado de aquisições e até fusões de canais de vídeos no YouTube – algo semelhante a qualquer outro negócio feito em Wall Street.

Um exemplo citado na matéria foi a venda, em dezembro do ano passado, do canal Enchufe.tv, um dos maiores no YouTube de língua espanhola. Pouco conhecido no Brasil, trata-se de um canal de comédia com mais 19 milhões de inscritos. A reportagem não cita os valores envolvidos na transação, mas afirma que a produtora Touché Films (criadora do canal Enchufe) foi comprada pela 2btube, justamente uma das maiores agências especializadas em vídeos para YouTube do mundo.

Outra venda mencionada no texto foi o canal Little Baby Rum, vendido em julho do ano passado. O canal é conhecido pela produção de vídeos direcionados a mães com bebês recém-nascidos. Um dos vídeos mais famosos do canal se tornou o 13º vídeo mais visto da história do Youtube e reúne um compilado de canções de ninar.

Sobre a venda desse canal, a reportagem deu alguns detalhes do negócio que pode alcançado a cifra de US$ 11 milhões. A The Verge afirma que a produtora Holder (criadora do Little Baby Run) foi adquirida por ex-executivos da DHX Media, dona da marca Teletubbies, e também da Maker Studios, uma produtora de vídeos para YouTube que pertence a Disney. Esses executivos montaram uma nova empresa, a Moonbug, que, segundo especulam o noticiário internacional, teriam arrecado US$ 145 milhões em investimentos para futuras aquisições.

Mas por que esse movimento?

A reportagem cita três motivos por trás desse movimento no mundo dos youtubers: primeiro, o YouTube estaria evitando os chamados criadores caseiros, Em vez disso, estaria dando preferência a estrelas de Hollywood. Um exemplo foi o anúncio, feito pelo próprio reservatório de vídeos do Google, de programas originais estrelados pelos hollywodianos por Will Smith, Kevin Hart e Jack Whitehall.

Além disso, segundo a The Verge, haveria certo esgotamento de ideias dos produtores de conteúdo e até mesmo no  que ganhou fama no Youtube e que, em linhas gerais, resume-se a uma câmera, uma pessoa e uma ideia.

Haveria ainda um terceiro e possivelmente mais polêmico motivo. O YouTube estaria preocupado com criadores controversos de conteúdo (ou youtubers) e que afastam os anunciantes de suas plataformas. Isso já estaria levando alguns youtubers a se comportarem como celebridades e contando até mesmo com profissionais especializados em cuidar da imagem e até responsáveis pela supervisão do que será dito no canal ou fora dele.

A ideia da profissionalização, segundo discute a reportagem, é que com a devida orientação, esses produtores de conteúdo poderiam dar maior retorno financeiro não apenas dentro do canal no YouTube, mas também fora dele.

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]