Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Investidores esperam demonstração mais concreta de que a reforma passe”, diz Flávio Rocha, da Riachuelo

“Investidores esperam demonstração mais concreta de que a reforma passe”, diz Flávio Rocha, da Riachuelo

Flávio Rocha, ex-presidente da Riachuelo, falou sobre como o mercado está acompanhando o debate em torno da Reforma da Previdência. Saiba mais

O ex-presidente da Riachuelo e membro do conselho diretivo da empresa, Flávio Rocha (pré-candidato à presidência no ano passado) disse, durante o 7º Fórum Lide do Varejo, que reuniu neste último fim de semana grandes nomes do varejo nacional no litoral sul de São Paulo. Rocha diz que não vê possibilidade de a Reforma da Previdência não passar. Ele destacou ainda a possibilidade de transformar o índice recorde de confiança do setor financeiro, que ultrapassou os 100 mil pontos, em geração de emprego e renda. “Os investidores estão esperando uma demonstração mais concreta de que a reforma passe”, condicionou Rocha.

LEIA MAIS 
Em reunião com Paulo Guedes, grandes varejistas apresentam propostas para o setor
WRC: principais nomes do varejo mundial comentam o que esperar em 2019
Um resumo das previsões de consultorias sobre as tendências para 2019

Ele aponta que o otimismo dos investidores ainda é grande, apesar da frustração no adiamento da votação da reforma no ano passado, duas semanas antes da data marcada. Apesar da confiança do empresário, o mercado deu um sinal de arrefecimento com a queda de mais de 5 mil pontos na Bolsa de Valores depois do embate na última sexta-feira (22) entre o governo de Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Na sexta-feira, Rodrigo Maia disse que o governo deveria articular melhor com o Congresso a aprovação da Reforma da Previdência e criticou o governo por sua atuação à distância, além do excesso de tempo que o presidente da República estaria passando no Twitter. A troca de farpas reverteu boa parte dos ganhos que a bolsa acumulou desde primeiro de janeiro.

Rogério Marinho, secretário especial de Previdência e Trabalho, colocou panos quentes e afirmou que o governo está empenhado na aprovação da reforma, bem como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. “Dentro do papel que ele exerce dentro do parlamento faz um alerta pata que nós estejamos atentos ao que é prioridade ao País, o presidente do País tem essa convicção, de que é um tema essencial”, afirmou o secretário.

Economia real

O secretário afirmou que a reforma pode prover recursos para serviços para setores prioritários da economia real, “recuperando investimentos em programas de geração de emprego e renda e infraestrutura. Hoje, os recursos estão comprometidos com pagamento de dívida pessoal e aposentadoria. É necessário se fazer uma reorganização do setor começando com a nova previdência”, avalia.

Questionado sobre a qualidade do investimento que pode chegar ao Brasil, Flávio Rocha não crê que o movimento em torno da Reforma da Previdência seja meramente especulativo. “Hoje nós estamos num patamar mínimo de juro real, isso faz com que os investimentos venham sejam realmente produtivos e de longo prazo”, avalia. “Existe uma liquidez enorme no mundo, que está ávido por investir e o Brasil é um porto preferencial para esse investimento, mas ninguém quer investir num País que tem risco de quebrar”, conclui o empresário.

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia,  destacou a iniciativa do novo governador do estado, João Doria, de reformar o sistema de previdência no estado, mas cobrou o governo federal para a concretização da reforma do sistema central. “Essa é a oportunidade de o governo em um único esforço concentrado inaugurar um novo momento. Nós, aqui, estamos fazendo nossa parte, criando um grande programa de privatizações, vendendo estatais, mas nada disso valerá se não houver um engajamento nacional, precisamos de mobilização em defesa da Reforma da Previdência. Goste ou não goste desse governo central, que a gente continue apoiando essa reforma. O governo tem legitimidade e força para realizá-la”, avaliou o vice-governador.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]