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WRC: principais nomes do varejo mundial comentam o que esperar em 2019

WRC: principais nomes do varejo mundial comentam o que esperar em 2019

Documento divulgado pelo World Retail Congress traz a visão de Roberto Meir e de outras autoridades globais no assunto sobre o setor. Confira

“A polarização tem sido uma tendência mundial nos últimos anos e no Brasil não é diferente. Depois de enfrentar a pior recessão da nossa história com uma taxa de desemprego que chega a 13% e uma corrupção escandalosa que minou a confiança na maioria dos políticos, o Brasil elegeu um novo presidente – Jair Bolsonaro.

Contra todas as probabilidades, o novo presidente desafiou o sistema e conseguiu sua eleição com um custo ridículo de menos de US$ 0,02 por cliente/voto. Essa é uma marca incrível e a evidência final de que o digital não é uma tendência, não uma opção e não o futuro. Isso é o agora!

Um dream team de especialistas liderando o novo governo já ajudou a aumentar a confiança dos consumidores e o otimismo está aumentando. A última análise do Credit Suisse endossa esta tendência e mostra que o Brasil crescerá 3% no próximo ano, com o aumento da taxa de crédito e emprego.

O setor imobiliário, que caiu quase 70% nos últimos cinco anos, está confiante de que dias melhores voltarão. Há perspectivas reais de forte crescimento econômico no futuro. A indústria automobilística está avançando, projetando um crescimento de dois dígitos. As reformas serão o foco central para o próximo meses. Os varejistas sobreviveram ao longo desses anos com um mínimo de investimentos, baixa inovação e um dos mais baixos índices de transformação digital entre os países emergentes.

Com a disposição do novo governo de estimular competitividade, abrir a economia para os investimentos e a vinda de empresas globais ao Brasil, os varejistas terão que reinventar seus modelos de negócios para serem mais inovadores, mais digitais, mais fluidos e centrado no cliente.

A comunidade empresarial está realmente confiante sobre as perspectivas para a nossa economia e podemos esperar um enorme crescimento de investimentos em empresas, consolidação de mercados, novos investidores estrangeiros, fusões e aquisições e consumo. 2019 será o primeiro ano de uma nova era no Brasil.”

Este artigo foi publicado originalmente em inglês como parte do documento “The expert´s views: reviewing the retail year”, organizado e divulgado pelo World Retail Congress (WRC) que traz artigos de especialistas no mercado de varejo e consumo de todo o mundo com uma projeção econômica de cada região para o ano que se inicia.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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