/
/
Qual a relação entre internet das coisas e o futuro das cidades?

Qual a relação entre internet das coisas e o futuro das cidades?

Para especialista, cidades hiperconectadas poderão construir novos caminhos na relação com o espaço urbano. Compartilhamento é uma das alternativas

Seja para pedir uma pizza, agendar uma consulta ou chamar um carro particular para não chegar atrasado em um compromisso, os aplicativos resolvem parte considerável das demandas de quem entrou na engrenagem das grandes cidades.

Com essa perspectiva cada vez mais constante de digitalização dos processos, um novo horizonte se desenha na relação entre cidade e cidadão. Para Eduardo Peixoto, mestre em comunicação de dados com distinção pela Technical University of Eindhoven-Holanda e pós MBA pela Kellog School of Management (EUA), um novo conceito de cidade pode ser constituído com o fortalecimento do uso de internet das coisas.

O especialista vai integrar o painel “A Construção das Cidades do Futuro do Brasil Começa Pelo Básico” que integram a programação do Festival Whow. “A entrada da internet das coisas e a difusão de informações vão melhorar a monitoração de vários aspectos sociais. Imagine se deixarmos de usar o carro de forma individual? Situações mostram que é possível reduzir consideravelmente o número de carros das ruas e dar a mesma qualidade de transporte. Quando falamos nessa redução, é possível imaginar que teríamos muito mais espaço para hospitais, praças e outros equipamentos importantes”, explica.

Bons exemplos

Algumas metrópoles já estão na dianteira no processo de criação de políticas públicas que fortaleçam essa consciência de espaço compartilhado. Peixoto destaca boas iniciativas que estão em processo de afirmação em territórios da Europa. “Londres e Amsterdã são exemplos onde você não consegue manter um carro individual em algumas áreas urbanas.  Há uma série de medidas direcionadoras que fazem com que o cidadão não pense em soluções individualizadas”, conclui.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]