/
/
Internet: fonte de conflitos e separações na família?

Internet: fonte de conflitos e separações na família?

Infográfico: pesquisa revela que a maneira como conduzimos nossas vidas digitais em casa tem grande impacto sobre as relações em família

Hora de jantar, família reunida à mesa e… todos com os celulares a postos. Ninguém se fala, cada um conferindo sua rede social, as notícias do dia, a mensagem do WhatsApp. Essa situação pode ser muito mais comum do que imaginamos. E isso causa conflitos familiares.

A Kaspersky Lab e a iconKids realizaram uma pesquisa importante sobre o assunto. E o resultado mostrou que a maneira como conduzimos as vidas digitais dentro de casa tem, sim, grande impacto sobre as relações familiares. Um quinto dos pais e crianças afirmam que a Internet e os dispositivos on-line podem causar tensões entre eles.

Participaram do estudo mais de 3.700 famílias dos EUA, Rússia, Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido. Cerca de um quarto (23%) dos pais entrevistados afirmou que seus filhos preferem ficar on-line do que conversar com eles. Para 21% dos pais e 22% dos filhos, a Internet pode causar tensão familiar. O mais preocupante é que um em cada três pais (31%) acredita que a Internet os isola de seus filhos.

Além disso, outra reclamação foi em relação a dispositivos quebrados ou infectados com vírus. Isso é comum, visto que é comum um mesmo dispositivo ser compartilhado entre todos os membros da família – e daí podem vir outros conflitos.

Segundo o estudo, 31% dos pais reclamam que suas crianças quebraram algo em um dispositivo conectado ou o infectaram com vírus enquanto estavam on-line (30%), e 24% já precisaram pagar por algo que seus filhos compraram ou baixaram. Da mesma forma, 13% das crianças acusam seus pais de danificar um dispositivo e 16% reclama que os pais apagaram seus dados acidentalmente.

“É natural que o uso correto, e o incorreto, de dispositivos conectados podem se tornar fonte de conflito nas famílias. Porém, como passamos cada vez mais tempo on-line, a dinâmica familiar também está mudando. É importante que as famílias mantenham um diálogo contínuo sobre como reconhecer e responder a possíveis perigos, e que pais e filhos juntos aceitem regras básicas de como navegar no mundo digital”, afirma Andrei Mochola, chefe de negócios ao consumidor da Kaspersky Lab. Ele lembra também da importância de levar a proteção a sério. Inclusive com controle para pais bloquearem o acesso das crianças a sites ou aplicativos impróprios e impedir que dados confidenciais sejam compartilhados ou excluídos.

Janice Richardson, consultora sênior da European Schoolnet, lembra, no entanto, que, embora a Internet seja fonte de conflitos em algumas famílias, curiosamente, estudo recente do Joint Research Center da Comissão Europeia destaca a tendência de que irmãos e membros da família estendida tenham um papel muito mais importante nas atividades on-line das crianças. “Como seria de se esperar, as crianças instintivamente recorrem à pessoa que consideram capaz de corrigir problemas técnicos, orientar sobre sites e ferramentas de segurança e dar respostas mais objetivas a questões delicadas. Isso enfatiza a importância dos pais e responsáveis desenvolverem competências técnicas e estabelecer relações de confiança com seus filhos e, por outro lado, também definir regras básicas para o uso da Internet e de dispositivos a fim de evitar conflitos. Ao mesmo tempo, os provedores de software e mídias sociais também devem desenvolver ferramentas mais ‘voltadas para a família’”, conclui.

Infográfico: Fernanda Pelinzon
Infográfico: Fernanda Pelinzon

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]