/
/
As intermitências da vida – uma reflexão sobre o Brasil

As intermitências da vida – uma reflexão sobre o Brasil

Como José Saramago iria interpretar as reações dos brasileiros à greve dos caminhoneiros? Veja análise em novo artigo de Marcelo Sodré

A literatura brota da vivência dos conflitos reais e, muitas vezes, explicita o que está ocorrendo na atualidade. Apesar de o escritor não ser um teórico, sob pena de ser um péssimo artista, acaba sendo um explicitador do mundo. Ossos do ofício. Olhando o Brasil de hoje, fico tentado a refletir como um dos maiores escritores de língua portuguesa veria nosso povo brasileiro nesta situação extrema recentemente vivida: a greve/locaute dos caminhoneiros.

Explico. Uma das ideias brilhantes do escritor português José Saramago foi imaginar como as pessoas se portam em situações-limite. Podemos lembrar de dois romances: Ensaio Sobre a Cegueira e As Intermitências da Morte.
No primeiro romance – Ensaio Sobre a Cegueira, em certo dia, algumas pessoas começam a ficar cegas e, por contágio, o número de cegos aumenta em uma escala estonteante. É preciso isolar essas pessoas e o que acontece nesse abrigo/presídio é absolutamente trágico: grupos de cegos tomam o poder e submetem os outros a situações absolutamente degradantes. Muitos leitores não conseguem sequer acabar o livro de tanta violência descrita nesta condição humana.

No segundo romance – As Intermitências da Morte, numa manhã normal, em um CERTO país, ocorre o inusitado: ninguém mais morre. O que parecia de início um motivo de felicidade – a vitória contra a morte – vai se tornando algo trágico: os corretores de seguro de vida perdem a razão da sua profissão; os bispos se perguntam como constranger os fiéis sem a ameaça premente do inferno; como pensar no nascimento de novas crianças, se os velhos não morrem mais; os hospitais ficam lotados, pois os doentes continuam a chegar e os leitos não são liberados.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Lentamente fica claro que a morte tem uma função social e seu fim joga as pessoas em um mundo sem regras.
Guardadas as proporções, o Brasil viveu uma dessas situações-limite. A ausência de combustível por uma semana nos deixou à mercê de situações extremas: falta de transporte, desabastecimento nos supermercados, produção paralisada, festas suspensas, ruas sem policiais etc. Alguns gostaram: as estatísticas de crime devem ter diminuído, a poluição foi das menores, os poucos ônibus em circulação trafegaram em velocidade espetacular. Mas o tempo foi passando e as pessoas foram ficando tensas. A vida foi ficando difícil. Apoio ou não a greve dos caminhoneiros? To be or not to be? As dúvidas foram crescendo.

E se a greve tivesse demorado um mês e não uma semana? Voltaríamos a um estado de guerra hobbesiano? O homem como o lobo do homem? O medo de ter uma morte trágica na esquina? Não sei… Eram tantos interesses e incompetências em jogo que é difícil saber o que José Saramago pensaria dessa situação-limite. Mas sei que as pesquisas de opinião encontraram um quadro intrigante: mais de 85% da população apoiou a greve, mas esses mesmos 85% se recusam a arcar com os custos das medidas a serem tomadas para atender às reinvindicações. O que fazer diante desta constatação? Continuo sem saber… Só um escritor com a competência de José Saramago para explicitar quem é o povo brasileiro. Sinto-me incapaz desta missão.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]