/
/
Em SP, intenção de consumo das famílias sobe 5,2% em outubro

Em SP, intenção de consumo das famílias sobe 5,2% em outubro

Segundo análise realizada pela FecomercioSP, o índice chegou ao seu maior patamar registrado desde julho do ano passado. Entenda o porquê

Em outubro, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou alta e chegou ao seu maior patamar desde julho do ano passado, aponta a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Com a quarta alta consecutiva, o índice atingiu 73,5 pontos, um crescimento de 5,2% com relação a setembro e de 8% frente ao mesmo período do ano passado.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O ICF é apurado mensalmente pela entidade e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

A análise aponta que todos os sete itens da pesquisa registraram elevação, pelo segundo mês consecutivo, e o destaque foi a forte recuperação do item Perspectiva de Consumo, que apontou aumento de 14,1%, passando de 59,6 pontos, em setembro, para 68,1 pontos em outubro. O resultado está 41,2% acima do patamar registrado em outubro de 2015. Estas duas variações são as maiores já registradas para o item na série histórica, iniciada em 2010.

No mesmo período do ano passado, 65% dos paulistanos estimavam um nível de consumo menor para sua família e para a população em geral tendo em vista os meses seguintes. Nesta última pesquisa, porém, o porcentual caiu para 52%, o que mostra que eles estão cada vez menos pessimistas.

Otimismo profissional
Os paulistanos também melhoraram as expectativas quanto ao emprego. O item Perspectiva Profissional atingiu 109,3 pontos em outubro e é o único dos itens avaliados que está acima dos 100 pontos.

O valor é 2,2% superior ao visto em setembro e 15,8% acima do mesmo mês de 2015. São 52% dos cidadãos da cidade de São Paulo que avaliam que o responsável pelo domicílio pode ter uma melhora profissional nos próximos seis meses. O item Emprego Atual está cada vez mais próximo de voltar à zona de satisfação, e, em outubro, alcançou 97,4 pontos, crescimento de 4,1% sobre o mês anterior e 3,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Na visão da da FecomercioSP, se a expectativa é de uma melhora no emprego e no consumo para os próximos meses, os paulistanos também estão reduzindo a restrição quanto ao momento de comprar produtos como geladeira, fogão, TV, entre outros que são mais vinculados ao crédito. O item Momento para Duráveis, do ICF, cresceu 7,8% na comparação mensal e 9,5% frente a outubro de 2015. Ao mesmo tempo, o patamar ainda é muito baixo, de 48 pontos.

Visão geral
O aumento do ICF também pode ser explicado pelo crescimento da renda, sendo que o item Renda Atual teve elevação de 4,2% contra setembro e atingiu 81,5 pontos em outubro, muito próximo ao patamar visto no mesmo mês do ano passado, 80,9 pontos. Segundo a FecomercioSP, a inflação começa a ceder aos poucos o que contribui, mesmo que lentamente, para melhorar a impressão sobre o nível de renda, dando um leve alívio no orçamento doméstico.

Na análise por renda, outubro foi o quarto mês seguido que as famílias com mais de dez salários mínimos estiveram menos insatisfeitas do que as famílias com renda abaixo deste valor. O índice de outubro foi de 77,1 pontos (alta mensal de 8,1%) para o primeiro grupo e 72,3 pontos (elevação de 4,1%) para o outro conjunto.

Para a FecomercioSP, os resultados do ICF de outubro mostram, portanto, que os paulistanos estão, aos poucos, melhorando suas avaliações sobre suas condições econômicas e destacam que esta tendência positiva é similar as demais pesquisas da Entidade como o Índice de Confiança do Consumidor e o Índice de Confiança do Empresário do Comércio.

A Federação pondera que o fato do ICF subir não quer dizer, neste momento, que ocorrerá um aumento de consumo. Esses aumentos estão atrelados, principalmente, ao novo ambiente econômico e político em que se faz uma avaliação, mesmo que não seja positiva, mas que o pior já passou. Para a Entidade, os pontos fundamentais que farão uma reversão significativa no consumo são: emprego e renda. E isso só deve vir no próximo ano com o esperado aumento dos investimentos.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]