Pesquisar
Close this search box.
/
/
A queda do trono: Instagram supera Facebook em interações

A queda do trono: Instagram supera Facebook em interações

Estudo revela que no fim de 2019 o Instagram teve, entre os 50 maiores perfis de marcas no Brasil e no mundo, 20 vezes mais interações que o Facebook

Não é de hoje que o Facebook está lutando para resistir no trono da audiência, mas parece que a batalha com o Instagram tomou um novo rumo e a rede social finalmente assumiu o posto derrubando a azulzinha.

Segundo um relatório divulgado pela Socialbakers, plataforma global de soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, o Instagram teve um total de interações 20 vezes maior que o Facebook.

O relatório foi feito durante o último semestre de 2019 e observou os 50 maiores perfis de marcas no Brasil e no mundo, concluindo que as apesar das principais marcas publicarem mais postagens no Facebook, o engajamento dessas postagens não atingiu os números do Instagram.

Yuval Ben-Itzhak, CEO da companhia, disse em comunicado que o resultado já era esperado há algum tempo, mas que agora é oficial.

Como a maioria das histórias sobre reinados chega ao fim, ou pelo menos passa por algum período de turbulência, fica a indagação: seria esse o declínio definitivo do Facebook?

A rede social de Mark Zuckenberg começou tímida em 2004 apenas funcionando como meio de comunicação entre universitários. A ascensão aconteceu em 2008 se espalhando ao redor do mundo e atingindo o ápice entre 2013 e 2014 com bilhões de usuários.

Para entender melhor como se deu a popularidade das redes sociais, o usuário “chartrdaily”, do fórum Reddit, criou um gráfico que mostra, desde 2004,  a evolução das buscas no Google de algumas das principais redes:

Reprodução/chartdaily

Para efeitos de visualização, foi feita  uma escala para cada rede social – das mais antigas, como o Myspace, às mais recentes, como o Snapchat. O gráfico também não leva em conta dados absolutos, caso contrário, o Facebook estaria sempre no topo, dado o seu tamanho.

Outro dado interessante apontado pela pesquisa da Socialbakers foi que o perfil da Netflix no Brasil teve o maior nível de engajamento no Instagram. A conta com mais de 17 milhões de seguidores conseguiu entre outubro e dezembro de 2019 cerca de 20 milhões de interações com somente 122 postagens.

Outras marcas que se destacaram no Instagram foram Lojas Americanas, com 18,5 milhões de interações em 1882 postagens; Hotel Urbano, com 12,8 milhões de interações e 1915 postagens; Grão de Gente, com 4,5 milhões de interações em 807 postagens; e Arezzo, com 3,5 milhões de interações em 289 postagens.

No Facebook se destacam: Hotel Urbano, com 12,8 milhões de seguidores, ultrapassando a marca de 10,4 milhões de interações com 2507 postagens; Salon Line, com 4,4 milhões de interações em 181 postagens; e Netflix, com 3,5 milhões de interações em 195 postagens.

Por fim, o estudo mostrou que, embora as empresas se esforcem para atrair mais consumidores em períodos de festas, as interações, tanto no Instagram, quanto no Facebook, foram menores no quarto trimestre de 2019 do que no mesmo período do ano anterior.


Techlash, o fenômeno que ameaça o Facebook e a indústria digital
TikTok faz nova vítima: Instagram
Instagram x Facebook: o que as marcas preferem?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]