Não é de hoje que o Facebook está lutando para resistir no trono da audiência, mas parece que a batalha com o Instagram tomou um novo rumo e a rede social finalmente assumiu o posto derrubando a azulzinha.
Segundo um relatório divulgado pela Socialbakers, plataforma global de soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, o Instagram teve um total de interações 20 vezes maior que o Facebook.
O relatório foi feito durante o último semestre de 2019 e observou os 50 maiores perfis de marcas no Brasil e no mundo, concluindo que as apesar das principais marcas publicarem mais postagens no Facebook, o engajamento dessas postagens não atingiu os números do Instagram.
Yuval Ben-Itzhak, CEO da companhia, disse em comunicado que o resultado já era esperado há algum tempo, mas que agora é oficial.
A rede social de Mark Zuckenberg começou tímida em 2004 apenas funcionando como meio de comunicação entre universitários. A ascensão aconteceu em 2008 se espalhando ao redor do mundo e atingindo o ápice entre 2013 e 2014 com bilhões de usuários.
Para entender melhor como se deu a popularidade das redes sociais, o usuário “chartrdaily”, do fórum Reddit, criou um gráfico que mostra, desde 2004, a evolução das buscas no Google de algumas das principais redes:
Para efeitos de visualização, foi feita uma escala para cada rede social – das mais antigas, como o Myspace, às mais recentes, como o Snapchat. O gráfico também não leva em conta dados absolutos, caso contrário, o Facebook estaria sempre no topo, dado o seu tamanho.
Outro dado interessante apontado pela pesquisa da Socialbakers foi que o perfil da Netflix no Brasil teve o maior nível de engajamento no Instagram. A conta com mais de 17 milhões de seguidores conseguiu entre outubro e dezembro de 2019 cerca de 20 milhões de interações com somente 122 postagens.
Outras marcas que se destacaram no Instagram foram Lojas Americanas, com 18,5 milhões de interações em 1882 postagens; Hotel Urbano, com 12,8 milhões de interações e 1915 postagens; Grão de Gente, com 4,5 milhões de interações em 807 postagens; e Arezzo, com 3,5 milhões de interações em 289 postagens.
No Facebook se destacam: Hotel Urbano, com 12,8 milhões de seguidores, ultrapassando a marca de 10,4 milhões de interações com 2507 postagens; Salon Line, com 4,4 milhões de interações em 181 postagens; e Netflix, com 3,5 milhões de interações em 195 postagens.
Por fim, o estudo mostrou que, embora as empresas se esforcem para atrair mais consumidores em períodos de festas, as interações, tanto no Instagram, quanto no Facebook, foram menores no quarto trimestre de 2019 do que no mesmo período do ano anterior.
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