Pesquisar
Close this search box.
/
/
Insegurança com pandemia faz brasileiro procurar mais motos e carros

Insegurança com pandemia faz brasileiro procurar mais motos e carros

Buscas no Mercado Livre mostram que transporte individual ganha mais prioridade

Quando se há um marketplace de proporções colossais, uma das grandes vantagens aos varejistas é a possibilidade de obter análises dos comportamentos de compras e preferências dos consumidores. Com a pesquisa que o Mercado Livre acaba de fazer sobre seus dados no setor automotivo, é possível detectar tendências de consumo ao longo da pandemia, considerando que a crise sanitária reduziu a necessidade de deslocamentos diários e impactou a mobilidade urbana.

De acordo com o levantamento da área de negócios Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre, quase 70% das pessoas priorizam o carro como meio de transporte, enquanto cerca de 20% preferem a motocicleta, 7% transporte público e 5% bicicleta. Sobre os que priorizam o carro para se locomover na cidade, quase metade disse que a segurança é o principal motivo da escolha.

Além disso, 27% não querem usar diretamente o transporte público.

“Sabemos que esse é um momento de transformação na sociedade e no setor automotivo. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas de mobilidade, e é nosso papel apontar tendências de mercado e viabilizar negócios. Essa pesquisa mostra a importância do carro para o brasileiro e aponta para o aumento do consumo de motocicletas, refletindo a busca por segurança e por um transporte individual”, explica Luis Paulo dos Santos, diretor de marketplace de VIS do Mercado Livre.

Assim, a pesquisa do Mercado Livre confirma uma tendência apontada em outubro do ano passado, conforme sugeriu o painel “A reinvenção da mobilidade: veremos o renascer do transporte individual?” no Conarec 2020. Maior evento de tendências de consumo do Brasil, o evento tem sua edição 2021 nos dias 1 e 2 de setembro, com o tema “O Consumidor Hackeado: a Reinvenção da Liberdade de Escolha”.

Mais procurados

De acordo com a análise do Mercado Livre, houve um aumento de 35% na intenção de compra de motos no segundo semestre do ano passado em relação aos níveis pré-pandêmicos. Para o marketplace, esse crescimento está relacionado às mudanças de comportamento causadas pela pandemia — já que o contexto faz com que pessoas busquem mais transportes individuais para evitar aglomerações em transportes públicos. Além disso, houve o boom dos serviços de entrega desde o ano passado, favorecendo as motos, por exemplo.

Mas se for para comprar carros, o consumidor está de olho nos modelos hatch e sedã, respectivamente. No Brasil, a demanda por SUVs novos disparou 64% na comparação entre os meses de fevereiro de 2020 e 2021, subindo do quarto para o terceiro lugar e superando as buscas por pick-ups.

Vale destacar outro comportamento que tende a crescer: o de aluguel de carros por assinatura. Um modelo que traz mais praticidade, afinal, o consumidor não precisa se preocupar com documentações, pagamento de IPVA ou seguro do veículo, tudo está incluso no plano. Essa já é uma aposta de muitas empresas.

Preço da gasolina

Em outra pesquisa em meados de abril, a unidade de classificados de veículos do Mercado Livre já havia apontado outra tendência no comportamento de consumo dos brasileiros no transporte: a busca por modelos mais econômicos.

Segundo levantamento feito pelo VIS naquele mês, a intenção de compra de automóveis flex, ou bicombustível, subiu de 56% em junho de 2020 para 73% em fevereiro deste ano.

 


+ Notícias

Veículos movidos a hidrogênio são aposta para transportes mais sustentáveis

Mercado Livre lança programa “Regenera América” com foco na sustentabilidade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]