/
/
Inovações para combater a COVID-19, do Pão de Açúcar à Amazon

Inovações para combater a COVID-19, do Pão de Açúcar à Amazon

Das soluções mais simples - como cotoveleiras -, às mais sofisticadas - como robôs -, redes supermercadistas inovam no combate ao novo coronavírus

Com a rápida propagação do novo coronavírus, os supermercados, estabelecimentos essenciais para o abastecimento dos lares em todo o mundo, precisaram se adaptar rapidamente à nova realidade. A partir disso, surgiram protocolos de distanciamento social seguidos pela maioria dos estabelecimentos. Algumas redes, porém, foram além e desenvolveram soluções sofisticadas para evitar a contaminação de seus clientes.

Pão de Açúcar e as ‘cotoveleiras’

O Pão de Açúcar deu um exemplo de como uma ideia simples e de fácil execução pode ser muito útil no combate à COVID-19. A rede instalou ‘cotoveleiras’ nas portas de freezers e geladeiras de 23 lojas de São Paulo. A ideia é que o cliente seja capaz de abrir os equipamentos sem a necessidade de usar as mãos.

A ‘cotoveleira’ é uma inovação desenvolvida pelo Pão de Açúcar em parceria com fornecedores e, até o momento, mais de 5 mil itens já foram instalados. A previsão é de que o item deve chegar até o final de julho a todas as 185 lojas do Pão de Açúcar, em todo o Brasil.

Painel inteligente

A Tops Market, uma rede de supermercados de Bangkok, colocou um monitor na frente de suas lojas que pode ler a temperatura dos clientes. Se o dispositivo detecta pessoas com temperatura acima de 37,5°C é acionado um alarme e a entrada do cliente não é permitida.

O dispositivo foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia que também usou reconhecimento facial para detectar clientes que não estão usando máscara. Esses consumidores desprotegidos também são impedidos de entrar nos supermercados.

Semáforo para clientes

A Aldi, rede de supermercados alemã com presença internacional, colocou em todas as suas lojas no Reino Unido um sistema de semáforos automatizado para limitar o número de clientes autorizados a entrar nos estabelecimentos.

Cada loja tem um número específico de clientes que podem entrar nas lojas, para permitir o distanciamento de dois metros entre as pessoas. O sistema rastreia os clientes que entram e saem das unidades e informa os consumidores na fila quando podem entrar com segurança.

Robô da Amazon

A Amazon construiu um robô capaz de matar o novo coronavírus com luz ultravioleta. O equipamento pode ser usado em armazéns e lojas da Whole Foods para matar o vírus em superfícies como alimentos, embalagens e maçanetas.

O robô ainda não está operando nas lojas e armazéns da rede supermercadista da Amazon, mas a empresa espera colocar as máquinas para funcionar em um futuro próximo.

Os exemplos de gestão pública no enfrentamento ao coronavírus
C&A recruta sellers e expande portfólio de seu marketplace

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]