Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inovação que vai além da tecnologia

Inovação que vai além da tecnologia

Para Graciela Tanaka, da Netshoes, ferramentas ajudam, mas é o consumidor a régua de calibragem

Todos os dias, o e-commerce de produtos esportivos Nethoes tenta responder a uma pergunta: como continuar crescendo, sem aumentar o tamanho da operação? O desafio é grande: em menos de uma década a empresa saiu de 100 pedidos por dia para 30 mil, deixou uma loja física para operar 30 lojas online em toda a América Latina e passou a ser a menina dos olhos de fundos de investimentos. “”Nosso objetivo é encontrar processos e ferramentas para escalar o negócio, mas com o cliente como o foco. E para isso, para responder a essa pergunta, investimos muito em tecnologia”, contou Graciela Tanaka, COO da marca, durante apresentação no Conarec 2015 – Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente.

A primeira grande mudança foi na Central de Relacionamento. “Ela não pode crescer no mesmo ritmo do negócio”, afirma a executiva. Uma das ações foi implatar um FAQ inteligente: as perguntas mais acessadas pelos consumidores ganham relevância e ficam no topo, respondendo rapidamente as dúvidas do cliente.

Para tornar a central para assertiva, a marca também avaliou o atendimento para a realização de trocas e constatou que, em média, cada atendimento demorava 15 minutos para ser feito. “Criamos atalhos para o consumidor e ações para ele realizar as trocas sem interferência de um atendente da central”, contou Graciela. Com opções de fazer a troca online, a empresa conseguiu reduzir o tempo de 15 minutos para 3 minutos. “Passamos a reter 70% de todo o volume de trocas”, disse.

“Nosso consumidor por já ser internauta prefere os canais eletronicos e ele gosta muito do chat e do email”, explicou. Por conta disso, a marca criou o chat-robô, que retém hoje 50% de todos os atendimentos da rede. Para implantar a ferramenta, a empresa avaliou quais eram as principais dúvidas dos clientes, as mais recorrentes, e automatizaram as respostas. A ferramenta não exclui o atendimento humano. Se o cliente quiser, pode migrar para o atendente.

Essas ações fizeram a central de atendimento ganhar de 30% a 40% de escala, de produtividade, sem aumentar de tamanho.

A tecnologia também ajuda a empresa a melhorar a experiência do cliente. Para ele ter a garantia de que o produto terá caimento perfeito, a empresa lançou a Tabela de Tamanhos, concebida através do cruzamento entre um estudo das medidas corpóreas da população e com as tabelas de tamanhos das marcas fornecedoras. O resultado foi testado entre os próprios funcionários da companhia e disponibilizado nas lojas virtuais da marca. “Conseguimos reduzir o volume de trocas”, afirmou a executiva.

Oura tecnologia é o Comparador 3D, que verifica se o tênis escolhido pelo cliente é o correto. Para conseguir implantar essa ferramenta, a Nethoes escaneou toda a grade de tênis que chega ao CD e, com isso, consegue comprar modelos de diferentes marcas. O consumidor escolhe a marca, modelo e tamanho que ele normalmente usa e ao escolher um produto novo, a imagem 3D mostra como ele ficará no pé.

Apesar de todo investimento tecnológico, a executiva enfatiza que há um ponto que vai além da tecnologia. “Não basta fazer, é preciso saber se o consumidor está enxergando tudo o que você faz”, afirmou. “É preciso ir além, porque tecnologia se copia. Dá até para sair na frente, mas seis meses depois está todo mundo fazendo a mesma coisa. Você se diferencia encantando o cliente. Inovação está em pequenas coisas, às vezes são pequenos gestos e ações que fazem com que o consumidor se encante”, afirmou.

Acompanhe tudo o que acontece no Conarec 2015.

Leia mais

Netshoes dobra vendas na Argentina

Netshoes melhora atendimento via chat online

Netshoes recebe aporte de US$ 45 milhões

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]