A identidade visual de uma marca vai além de cores, logos e designers. No contexto de Customer Experience (CX), uma identidade visual bem definida é o primeiro passo para gerar uma conexão entre marcas e consumidores. Com o objetivo de se adaptar à cultura contemporânea da empresa, o CONAREC, maior congresso e premiação que reúne CEOs, lideranças e referências do mercado brasileiro em CX, passou por uma mudança em sua identidade visual, contando agora com o maior uso de cores e formas.
De acordo com Jacques Meir, diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, a nova identidade visual foi projetada para fortalecer a comunicação e mensagem do congresso, além de acompanhar o crescimento e as mudanças do evento ao longo dos últimos anos. “A ideia geral foi propor uma atualização da marca CONAREC, procurando conspirar princípios gráficos, como iconografia, paleta de cores e texturas que representem um evento sintonizado com um momento de transição. Estamos no limiar de uma era na qual muitos dos princípios que nortearam o estabelecimento das sociedades e funcionamento dos mercados ganham novas dimensões, a partir da concepção básica de experiência – consumidores a procura de recompensas emocionais e de autoexpressão, fortalecimento de identidades e a vida digital.”, destaca.
Para se ter uma ideia da importância do Rebranding (reformulação da marca), a comunicação, incluindo posicionamento, mensagem e valores, e a identidade visual de uma marca são fatores levados em consideração para mais da metade dos consumidores, segundo o Guia dos Melhores (plataforma de avaliação de produtos online). Além disso, para muito dos entrevistados, as mudanças que mais causam impacto ou que mais são percebidas pelos consumidores estão relacionadas a modificações no logotipo.
Atentos às expectativas dos consumidores, a nova identidade visual tem a capacidade de se comunicar com diferentes partes interessadas. Na visão do executivo, a marca precisa ser tanto sólida e confiável quanto flexível e adaptável para prosperar. “Tornar a marca amigável e fazer com que ela possa dialogar com a realidade, com diversos stakeholders – congressistas, palestrantes, patrocinadores, especialistas – é necessário.”, explica o executivo.
Completando 22 anos em 2024, o CONAREC ganha uma identidade visual mais forte e envolvente e está preparado para elevar ainda mais o padrão de excelência em comunicação e experiência do cliente, consolidando sua posição como referência no mercado e inspirando futuras gerações de profissionais a alcançarem novos patamares de sucesso.
“Desde 2020, a marca estava empenhada em retratar a força do CX Made in Brazil, o que a fez trafegar sobre uma narrativa orientada aos nossos valores. Agora, com a chegada da Inteligência Artificial, ela deve evocar uma narrativa mais ampla, inclusiva e colorida, sem perder seus traços de brasilidade.”, destaca Jacques Meir.
O processo de criação das mudanças visuais do CONAREC passou por um estudo e análise de dados de público, conceito e atualidade com uma equipe multidisciplinar que envolve as áreas de marketing, conteúdo, eventos e TI.
A identidade visual é muito mais do que apenas um conjunto de cores, formas e logotipos. Ela é o rosto de uma marca, organização ou ecossistema. Além disso, uma identidade visual bem definida é a âncora que mantém uma marca conectada à sua história, valores e propósito. “Evidentemente uma identidade visual caracteriza, ao mesmo tempo, um elemento de estabilidade e pertencimento, que confere credibilidade e, também, uma força evolutiva, capaz de acompanhar o crescimento e a força do ecossistema que ela almeja representar.”, contextualiza o executivo.