/
/
Inovação é mais que ideia, precisa de método e propósito

Inovação é mais que ideia, precisa de método e propósito

Presidente da Croma, Edmar Bulla elencou diversas metodologias para ajudar as pessoas a desenvolverem inovações estruturadas

“O mundo tem post-its demais.” A provocação de Edmar Bulla, em clara referência aos papéis com insights que colorem escritórios de todo o planeta, tem um propósito: dizer que inovação não é sinônimo de ideia, afinal, inovação precisa de finalidade e método, além de ter que se pagar. “Ter ideias é a parte mais fácil. Inovações desestruturadas ou que não usam técnicas para resolver problemas vão fatalmente fracassar”, afirmou CEO da Croma, no festival Whow! de inovação, em São Paulo.

Aliás, o executivo, que é publicitário e filósofo, diz que as pessoas têm dificuldade para definir o que é problema. “Não me diga que você precisa redesenhar a estratégia de comunicação, pois essa já é a solução, não o problema em si”, esclareceu para a plateia lotada. “Temos que enfrentar a migração de clientes, a perda de market share, a perda de fidelidade e usar o design – aqui entendido como sinônimo de método de pensamento – para resolvê-los”, afirmou. Existem diversas metodologias que podem ser usadas para alcançar a inovação, uma delas é o Design Spring, um processo que dura cinco dias e leva os profissionais a entender, desenhar, decidir, fazer protótipos e testar os projetos.

“Também é muito importante fazer mapas de empatia para entender os sentimentos dos consumidores, por exemplo. Muitas empresas perdem tempo lançando novos sabores de um mesmo produto quando deveriam investir em outras inovações”, disse. É o caso dos salgadinhos (snacks). Segundo pesquisa citada por Bulla, 83% dos consumidores ficam com raiva depois do consumo, muito por causa dos farelos que ficam nas mãos. “O mapeamento também mostrou as preferem comer sozinhos, porque têm vergonha de estarem comendo algo não muito saudável e porque não querem dividir. Sabendo disso, a inovação tem que ser criar uma embalagem que não faça barulho ao abrir. Isso é muito mais importante para o consumidor do que trocar o vermelho pelo azul no saquinho”, acrescentou.

Essa metodologia somada ao mapa de calor faz parte da jornada de compra do consumo. “A gente precisa entender o comportamento humano para começo de conversa. Por que temos máquina de café nos escritórios no Brasil se vivemos em um país tropical? Não faz mais sentido oferecermos sorvete aos colaboradores? Por que temos que seguir tendências caretas se não se adequam ao nosso estilo de vida?”, questionou. Bulla ainda perguntou à plateia: “sabem por que as pessoas compram bebidas em farmácias? Por causa da temperatura, não é pela sede. Daí vimos oportunidades e desenvolvemos estratégias com nossos clientes”.

O executivo elencou ainda outras ferramentas que podem auxiliar as pessoas a chegarem aos problemas reais e dali alcançar as melhores respostas: método análogo (fazer analogia com um filme ou livro), causa raiz (perguntar porquês), mind map, 5W2H, árvore de decisão e rankings, além da facilitação e moderação.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]