Pesquisar
Close this search box.
/
/
Que tipo de inovação pode ajudar a sua empresa a vender mais?

Que tipo de inovação pode ajudar a sua empresa a vender mais?

Conheça as oito etapas de evolução de um negócio e que tipo de inovação acompanha esses momentos em novo artigo de Clara Bianchini, da CO-VIVA

“Precisamos inovar!” Esta deve ser a frase mais dita dentro das organizações hoje em dia, depois de “Precisamos vender”. Será que estou certa? Acredite em mim, inovar e vender são dois verbos que andam de mãos dadas. Em 2010 eu tive a oportunidade de morar e trabalhar na Holanda, um país considerado inovador já que, por ter apenas 17 milhões de habitantes (inferior a cidade de São Paulo), criou organizações, projetos e tecnologias que se tornaram relevantes mundialmente como a Unilever, o Big Brother, e o Bluetooth. E sabe como as organizações lá se comportam?

Em tempos de “crise”, ou seja, quando estão vendendo menos, é quando eles mais investem em inovação. Tem uma teoria muito importante que sustenta todo esse pensamento, e é o que eu vou compartilhar com vocês neste artigo.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Um estudo realizado por especialistas por volta dos anos 2000 comprovou que toda organização, produto, serviço, e tecnologia evolui segundo uma linha cronológica que contém oito etapas. E cada uma dessas oito etapas, possui um tipo de inovação específica que pode ajudá-los a ganhar volume de vendas, lucro e relevância no mercado. São elas:

Etapa 1 : Nascimento X Inovação Disruptiva:

No primeiro ano de uma organização, produto, serviço, e tecnologia temos a etapa Nascimento. Aqui geralmente essas empresas tem lucro inicial se perseguirem a Inovação Disruptiva, que é aquela que costuma ter suas causas na descontinuidade de tecnologias antigas ou de modelos de negócios ultrapassados. Esse tipo de inovação cria um novo mercado e, eventualmente, mexe com empresas já estabelecidas. Exemplo: iPod, Uber, Netflix.

Etapa 2 : Pista de Boliche X Inovação de Aplicabilidade

Nessa etapa 2, as organizações estão aprendendo a ganhar dinheiro em maior escala, por isso é chamada pista de boliche. As tacadas acontecem, e foque nas que você consegue mais pontos. Assim mais rapidamente você vai entender em que a sua inovação disruptiva será melhor implementada, ou seja, em qual setor ou industria poderá obter mais sucesso com menos esforço.

Assim você foca em aplicar o que inventou de forma a ter melhores retornos. Exemplo: quando o criador do código não passível a erro foi descoberto pelo mercado financeiro e, por meio dessa inovação de aplicabilidade desse código neste mercado, surgiu a criação dos caixas eletrônicos que conhecemos hoje em dia.

Etapa 3 : Reviravolta X Inovação de Produto

Uma vez entendido em que sua ideia será aplicada, esta ideia precisa ser melhorada para virar um bom produto. Então, o foco da inovação dessa fase é melhorar o desempenho do produto, reduzir custos, melhorar a usabilidade, etc. Exemplo: quando a Toyota lança um novo carro ou a Intel um novo processador.

Etapa 4 : Crescimento X Inovação de Processo

Tenho já um produto bom introduzido no mercado, é hora de crescer e vender em escalas maiores. Nesse momento as organizações precisam investir para inovar seus processos, para que eles fiquem mais eficazes e eficientes. Exemplo: quando o Walmart cria um sistema online integrando o estoque de todos os seus fornecedores.

Etapa 5 : Maturidade Jovem X Inovação da Experiência

Com o processo ajeitado, e já tendo atingido a maturidade do mercado, ou seja, vendendo a um nível maior do que os concorrente diretos, é hora de inovar a experiência do consumidor.

Exemplo: quando a Sedex instalou o sistema pelo qual cada consumidor poderia rastrear as encomendas para saber aonde elas estavam no processo de delivery.

Etapa 6 : Maturidade Adulta X Inovação de Marketing

Tendo conquistado um cliente feliz com a inovação de melhoria acima, é hora de inovar no marketing. Aqui, organizações podem melhorar os processos de comunicação com o consumidor e também de pagamento, facilitando transações. Exemplo: quando o trailer do Senhor dos Anéis se tornou disponível para fãs antes na web do que somente nos cinemas, ou quando abre a oportunidade para mecanismos de e-commerce e leilão da Amazon e do eBay.

Etapa 7 : Declínio X Inovação de Modelo de Negócio

Essa é a minha etapa preferida e a que mais gosto de trabalhar! Antes que uma empresa entre em fase de declínio, ou seja, comece a perder mercado para o concorrente ou startups, há como inovar o papel de empresa e/ou o seu modelo de negocio, ou seja, a sua proposta de valor e a forma como a organização ganha dinheiro. Exemplo: quando a Apple cria a Apple Store e então passa somente do papel de produzir e vender hardware e começa também a co-produzir software com desenvolvedores, abraçando assim novo papel e também nova proposta de valor.

Etapa 8 : Falência X Inovação Estrutural

Se mesmo a inovação do modelo de negócio acima não foi suficiente para manter uma empresa lucrando e relevante no mercado, a última tacada antes da falência seria a inovação estrutural, que é quando uma empresa reestrutura seu relacionamento com outras empresas para garantir melhores lucros. Exemplo: quando a Ambev compra cervejarias artesanais ou quando um banco incuba e investe em startups do mercado financeiro.

Espero que você tenha gostado dessas oito dicas. Antes de inovar, reflita sobre qual etapa a sua organização, produto, serviço, ou tecnologia se encontra para fazer melhor usufruto do seu investimento em inovação. E não se esqueça de que inovar é uma ótima forma de aumentar vendas e relevância no mercado.

*Clara Bianchini é mestre em Inovação de Cultura Organizacional pela Imagineering Academy na Holanda e bacharel em Comunicação Social pela PUC/SP. É co-fundadora da consultoria de inovação para organizações chamada CO-VIVA. Professora de Inovação da Escola Superior de Engenharia ESEG e professora convidada da INSEEC Business School em Paris.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]