Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inflação dos supermercados atinge quinta pior marca em 25 anos

Inflação dos supermercados atinge quinta pior marca em 25 anos

Alta nos preços teve forte influência de itens relevantes no dia a dia das famílias, como produtos in natura, aves e suínos. Das 27 categorias analisadas, 20 apresentaram inflação

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), voltou a subir em março, com alta de 1,13%. No acumulado do primeiro trimestre de 2019 o IPS registrou inflação de 3,30%, o que representa o quinto pior resultado para o período desde a criação do plano real, há quase 25 anos.

“A alta da inflação nos supermercados registrada em março é resultado do novo aumento de preços nos produtos in natura e, também, da elevação no preço de aves e suínos. Estes itens têm grande relevância na mesa do brasileiro e resultam em peso maior no orçamento da população. Isso fez com que o índice permanecesse pressionado no geral”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Em março, das 27 categorias acompanhadas, 20 apresentaram inflação. Este cenário é um pouco diferente do que aconteceu no mês anterior, quando foram registrados aumentos em 15 categorias. 

Produtos In Natura

Março de 2019 ficará marcado negativamente para a categoria de hortifrutigranjeiros. Além de ser o segundo mês de março mais caro desde a criação do plano real, é o sexto mês com maior inflação mensal em 25 anos. Para completar a lista de recordes, o trimestre para a categoria registrou o terceiro maior aumento no plano real, praticamente empatado com 1997, o segundo colocado.

“Estes fatos são importantes para ressaltar o impacto que 2019 está tendo dos produtos hortifrutigranjeiros, que têm determinados itens carregando aumentos de preço contínuos desde o fim de 2018. No grupo das frutas, a banana subiu 11%; o tomate aumentou 49%, batata 27%, ovos 7,30% e alface 19,38%”, avaliou Berka.

A alta no preço da banana aconteceu por conta de as colheitas nas regiões produtoras terem sido antecipadas devido ao calor e umidade. Isso resultou em aumento de preço para o varejo em até 58% em relação a janeiro. Justificativa semelhante aconteceu também com o tomate, que teve antecipação da safra de verão devido ao calor, o que tornou a oferta menor nos mercados em março.

No caso da batata, os produtores observam ótimos preços na venda devido às dificuldades com o volume de água. Por conta disso, os produtores adiantaram a colheita para aproveitar os preços elevados, o que gerou falta de oferta do produto em março. O preço da saca de 50 kg de batata está em R$ 145,00, pouco mais que o dobro dos R$ 70,00 cobrados no mesmo período do ano passado.

A alface, hortaliça bastante consumida pelos brasileiros, teve impacto direto das chuvas que castigaram as roças no interior do estado de São Paulo. Isso prejudicou a colheita e resultou em grande descarte de produção, uma vez que os produtos apresentaram baixíssima qualidade. Por conta disso, o maço da alface, que era vendido a R$ 0,56 em 2018, quase triplicou em 2019 e é comercializada pelo produtor a R$ 1,42.

Aves e suínos

Em relação aos ovos de galinha, o aumento é tradicional neste período de quaresma que antecede a Páscoa, pois muitas pessoas não comem carne vermelha por questões religiosas. Apesar da forte alta, os valores estão dentro dos padrões observados historicamente.

No caso das aves e suínos, a explicação para a alta está no mercado externo, que passou a comprar mais e incentivou o produtor a exportar. As aves tiveram aumento de 7% e os suínos registraram alta de 16% nas exportações, com a China como o principal destino. Com isso, os preços internos responderam rapidamente em março, demonstrando alta para estas categorias.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]