Pesquisar
Close this search box.
/
/
Índice de Confiança Empresarial volta a subir

Índice de Confiança Empresarial volta a subir

Para chegar ao Índice de Confiança Empresarial (ICE), os números de quatro setores são analisados: Indústria, Serviços, Comércio e Construção; pesquisa feita pela FGV IBRE cobre segmentos que representam mais de 50% da economia nacional.

Considerada uma medida estatística que busca entender e monitorar eventos que podem antecipar o futuro da economia, o Índice de Confiança Empresarial (ICE), do FGV IBRE, subiu 0,8 ponto em agosto. Com o aumento, chega aos 94,8 pontos e se recupera do 0,5 ponto perdido no mês anterior. Porém, mesmo com o aumento, este é o terceiro mês que o ICE não passa dos 95 pontos. Isso significa que ainda está longe do número neutro, que é 100.

“Os segmentos mais cíclicos da economia, responsáveis por cerca de 2/3 do PIB nacional, seguem apresentando números que sugerem um ritmo fraco de atividade no terceiro trimestre, com destaque negativo para a Indústria e positivo para os Serviços, cujos indicadores ainda retratam uma situação de normalidade mesmo após a discreta queda da confiança deste setor em agosto”, comenta Aloísio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas da FGV IBRE.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

“Em relação aos próximos meses, houve melhora das expectativas para a demanda no horizonte de três meses, mas as previsões para a evolução da situação dos negócios seis meses à frente ainda revelam preocupação e cautela”, completa.

O que pode ter motivado a alta do Índice de Confiança Empresarial?

A expectativa pode ter influenciado os números em agosto, uma vez que, no mesmo período, o Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) subiu 0,6 ponto no mês, para 95,2 pontos. Dentro dessa taxa há um indicador que mede o que é esperado para a demanda nos próximos três meses, e ele avançou 1,0 ponto.

Alta em um índice, queda nos outros

O mesmo não aconteceu com o indicador que mede a expectativa de contratações para os três meses seguintes, que apresentou declínio de 0,6 ponto. A queda também aconteceu, em intensidade menor, com o indicador da tendência dos negócios para os próximos seis meses, com diminuição de 0,1 ponto. Nesse último caso, o mês foi fechado com 92,1 pontos, ainda mais longe do nível neutro ideal, que também é de 100 pontos. Houve queda também no Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E); em agosto a redução foi de 0,4 ponto e o mês fechou em 93,6 pontos.

O mês de agosto também resultou no primeiro recuo do setor de Serviços após cinco altas seguidas. Foi uma queda de 0,6 ponto, para 97,4. A queda aconteceu também na Indústria, que chegou a 91,4 pontos, o menor nível desde julho de 2020. Já Construção conseguiu crescer por dois meses seguidos e agora acumula 95,9 pontos. Esse é o maior nível do ano para o setor. No último mês, o Comércio também pôde respirar com uma leve alta, logo após uma queda em julho. Agora, tem 93,8 pontos.

Conheça o Mundo do CX

Do que se trata o Índice de Confiança Empresarial?

Para chegar ao Índice de Confiança Empresarial (ICE), os números de quatro setores são analisados: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. A pesquisa é feita pela FGV/IBRE e os segmentos cobertos representam mais de 50% da economia nacional.

Com essas informações, é possível monitorar e gerar informações importantes para o monitoramento da situação corrente da economia. Assim, é possível se planejar e antecipar a futuros eventos. Junto com o ICE, são produzidos os subíndices de Situação Atual Empresarial (ISA-E) e de Expectativas Empresariais (IE-E). Eles representam a percepção em relação ao momento atual e o grau de otimismo em relação ao futuro próximo (três a seis meses), respectivamente.



+ NOTÍCIAS
Brasil cria talentos e fatura bilhões com o mercado da música
Economia criativa vai criar um milhão de vagas até 2030 no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]