Os conflitos culturais também inauguraram oportunidades para as marcas posicionarem bandeiras em causas importantes para a sociedade. Na esteira dessa discussão, a Accenture desenvolveu a pesquisa All In: How inclusion and diversity drive shopper’s behavior (Como a Inclusão e a Diversidade impulsionam o comportamento dos consumidores), que trata do impacto desses dois conceitos nas tomadas de decisão.
LEIA TAMBÉM: Diversidade: primeiros passos para promover a inclusão nas empresas
Para se ter uma noção de como esses dois temas são importantes no atual contexto de consumo, 42% dos consumidores pagariam um adicional de 5% ou mais para comprar produtos de empresas engajadas com Inclusão e diversidade. Para o público LGBT esse propósito também ganha força, de modo que 41% dos entrevistados revelaram que mudariam para uma varejista que valorizassem os dois conceitos.
A importância de não se omitir
O silêncio também é visto como um posicionamento negativo quando esse tema se coloca. Três entre quatro compradores querem que as varejistas participem ativamente na construção de diálogo que envolvam causas sociais e a construção de um mundo melhor. Outro dado de relevância é que 29% de todos os compradores tendem a mudar para uma varejista aplicada a esses valores.
A omissão no momento de assumir suas culpas também é um fator determinante para os respondentes do levantamento. 55% dos compradores optariam por mudar caso um varejista não se responsabilizasse pelos seus próprios incidentes negativos de inclusão e diversidade. 62% dos consumidores considerariam mudar de uma varejista onde se sentissem indesejados ou tratados injustamente.
Algumas constatações
Produtos: o que você vende
Ao oferecer produtos que atendam às diversas necessidades dos consumidores, os players varejistas se tornam mais inclusivos e, consequentemente, acabam atraindo novos clientes.
Publicidade: como você vende
No momento de desenvolver anúncios, é importante que as empresas valorizem aspectos presentes na experiência cotidiana do consumidor em todas as esferas da vida, não apenas na ocasião de consumo. Essa comunicação autêntica com os compradores reforça os valores de inclusão e diversidade.
Força de trabalho
Quando adotam práticas de contratações inclusivas, os varejistas se tornam naturalmente mais diversificados e se beneficiam das percepções e experiências dos trabalhadores.