/
/
“Barbie”: todo mundo quer tirar uma casquinha cor-de-rosa

“Barbie”: todo mundo quer tirar uma casquinha cor-de-rosa

Filme é um fenômeno de engajamento e de bilheteria, marcas não perderam tempo e surfam na onda da icônica boneca

Mais de 4 milhões de pessoas já lotaram as salas de cinema para assistir ao filme Barbie. O impacto desse fenômeno mundial na história do entretenimento pode ser medido para além das redes sociais, bilheterias e ações de marcas. A pesquisa “Barbie: buzz, consumo e influência de marca”, da Macfur, mostra os impactos do filme que estreou há apenas quatro semanas, nos hábitos dos consumidores.

O blockbuster estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling deu impulso a diversos segmentos, que associaram suas marcas à boneca. Alimentos (15,2%) e vestuário (14,1%) foram os que ganharam mais impuslo para o consumo após o filme. Outras categorias que tiveram maior intenção de compras foram brinquedos (6,5%), beleza & perfumaria (5,4%), decoração (5,4%), livros & papelaria (4,3%) e eletrônicos & eletrodomésticos (1,1%).

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O desejo de compra por vestuários e acessórios foram motivados pela tendência “Barbiecore”, movimento cultural que expressa a feminilidade e a nostalgia pela Barbie. Looks cor-de-rosa da cabeça aos pés estão sendo postados nas redes sociais por homens e mulheres para prestigiar o filme. Já em alimentos, diversas marcas aproveitaram a onda cor de rosa para “surfar” nesse frenesi. Um exemplo é o Burger King que aproveitou para lançar produtos limitados e gerar engajamento com os consumidores.

“Uma das lições da pesquisa é que atrelar a marca a grandes eventos é uma forma de catapultar o lançamento de produtos e gerar buzz sobre sua marca. Além disso, criar filtros aliados a assuntos quentes, bem como plugar influenciadores ou grandes nomes às campanhas, pode ser uma forma de cativar o público e criar uma expectativa positiva, como foi feito no caso de ‘Barbie’. Sem contar que, nesse caso, a nostalgia foi um fator que impulsionou o interesse dos Millennials e parte da estratégia para engajar esse público que consome bastante”, explica Louize Fischer, head de market intelligence da Macfor.

Leia mais: Os segredo da Barbie para permanecer relevante, segundo CEO da Mattel

Compreendendo o comportamento do consumidor

A nostalgia da geração X e dos Millenials, os que conviveram com a boneca ícone da infância em seu auge de popularidade, voltaram a ter a oportunidade de brincar com Barbie e são os principais expoentes na vida real desse buzz que contaminou o mundo inteiro à ponto de faltar tinta rosa no planeta.

Outro fator que podemos levar em consideração é o viés da psicologia das cores, uma área que estuda e explora a identificação de cores existentes no cérebro humano e as transformam em percepções, sensações e sentimentos. Para um estudo da Universidade de Winnipeg, quando um usuário acessa um site as cores com que ele tem contato decide se ele vai ou não continuar a navegar. A pesquisa comprovou que as pessoas decidem dentro de 90 segundos após interagir com pessoas ou produtos. Cerca de 62% a 90% da avaliação é baseada apenas nas cores. Dado isso, o rosa é uma cor sensível, romântica e que desperta sonhos e fantasias, apesar de não existir no campo da física.

Posicionamento das marcas

A Barbie sempre foi sinônimo de mulher inteligente, rica e antenada com a moda. Com o passar do tempo e as discussões que acompanharam a evolução da sociedade como aceitação dos corpos, racismo, hierarquia de classe e misoginia, a boneca foi muito criticada por reforçar estereótipos impossíveis de pessoas reais atingirem, mas ampliou seu portifólio para se tornar mais abrangente, e hoje tem uma forte representação nessas classes. No mercado já é possível encontrar Barbie de diversas profissões, etnias, cabelos, grávida ou cadeirante, dando abertura para um diálogo com as pessoas e, por consequência, com as marcas que se alinham a um mundo que é mais diverso e mais representado.

“Antes de tudo, uma marca é um conjunto de ideias, em parte “juntadas” de forma proposital, em parte adicionadas de forma inesperada e incontrolável. Essa somatória de ideias gera, por consequência, um conjunto de significados e um conjunto de associações”, Ricardo Poli, professor, palestrante, provocador, piadista e colunista da Bring Me Data.

Conheça o Mundo do CX

Quais lições ficam sobre o fenômeno do filme?

Louize Fischer, da Macfor, elencou três pontos importantes que as marcas tendem a olhar com mais peculiaridade quando esses fenômenos acontecem:

  • Se aproveitar de grandes eventos pode ser uma forma de catapultar o lançamento de produtos novos com co-branding e gerar um buzz sobre sua marca;
  • Uma das estratégias usadas para criar expectativa sobre o filme foi lançar um filtro para as redes sociais. Se utilizar de filtros aliados a assuntos quentes e influenciadores ou grandes nomes pode ser uma forma de cativar o público e criar uma expectativa.
  • Nostalgia é um fator que propulsiona o interesse de várias gerações e pode fazer parte de uma estratégia para engajar mais públicos.


+ NOTÍCIAS
Barbiecore: Barbie volta a ser uma influência poderosa dos pés às cabeça
Barbie com vitiligo é mais uma aposta da marca rumo à diversidade

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]