Pesquisar
Close this search box.
/
/
A importância de incentivar e desenvolver os caminhos da inovação

A importância de incentivar e desenvolver os caminhos da inovação

Estar aberto às novas ideias e criar uma cultura de inovação, por meio do incentivo às mudanças ainda não é algo fácil para as empresas

Há muito tempo inovar deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação para quem quer ser competitivo no mercado. A prática é tão importante que atualmente existem cargos dentro das empresas para profissionais que dedicam todo seu tempo para percorrer os caminhos da inovação e descobrir novas soluções que tornem o trabalho da companhia mais eficaz.

Entretanto, para conseguir trilhar esse percurso, a cultura corporativa precisa estar aberta ao novo e incentivar essa busca entre seus colaboradores. Quem explica isso é Ana Paula Debiazi, CEO da Leonora Ventures, empresa focada em trazer soluções inteligentes para diversos setores do mercado.

Segundo ela, a inovação é mais do que um termo para “boas ideias”, mas, sim, uma maneira de pensar e agir que viabiliza soluções criativas e rentáveis para a empresa e, neste processo, melhora a percepção e o valor de mercado da organização.

A inovação no mercado

Para a profissional em soluções inovadoras, o cenário do mercado atual mostra o quando a inovação e adaptação são necessárias para a sobrevivência de qualquer negócio. “A inovação passa a ser mandatória para quem quer sobreviver no mercado, independente da área de atuação, se é empresa ou se é um profissional”, afirma Ana Paula.

Para ela, essa preocupação com a inovação é uma consequência necessária dos momentos vividos nos últimos tempos, principalmente considerando o ano de pandemia. E não apenas porque muitos trabalhos mudaram de formato, mas porque os clientes e os consumidores também alteraram sua rotina e, consequentemente, suas expectativas.

“O hábito de consumo está mudando rapidamente devido ao fácil acesso à informação, isso faz com que as empresas tenham que estar em constante atualização, entendendo o perfil de seu consumidor e sempre se adequando”, explica a executiva, dizendo que a inovação caminha para esse rumo: o de encontrar soluções eficazes tanto para a empresa quanto para seu público.

Fazer isso ainda é um desafio para muitos negócios – e por isso o assunto é sempre tão discutido. Isso porque, além da conversa sobre os caminhos da inovação, que, segundo Ana Paula Debiazi, já são desafiadores por si só, muitas empresas ainda se mantêm fechadas ao novo e aos movimentos de disrupção do mercado, mesmo que de maneira indireta.

Para ela, a cultura da inovação exige, tanto da sociedade quanto das empresas e governo, muito conhecimento, mas também resiliência para trilhar esse caminho.

Os caminhos da inovação

“Gestores experientes sabem que apenas uma boa ideia não é suficiente para manter o negócio competitivo”, diz a CEO da Leonora Ventures, que diz que conseguir criar uma cultura de inovação é algo que leva em consideração muitos outros aspectos, como investimento, mudanças nos processos e confiança em sua equipe.

Em suas palavras, “para se manter competitivo no mercado e conseguir criar a cultura da inovação, é preciso estar ciente de tudo o que envolve este movimento. Isso não acontece da noite para o dia nem tampouco é um caminho simples, daqueles que com processos tradicionais se resolvem. É preciso dedicação, investimento e espaço para que a inovação floresça”.

Entrar para os caminhos da inovação, portanto, requer um esforço das empresas. Entretanto, nem todas estão abertas a aceitarem bem o que é preciso fazer. Mudar crenças e dogmas, aceitar erros de processo, incluir mudanças nos planos ou no formato de trabalho são ações que podem ajudar a empresa no quesito inovação, mas nem sempre são bem vistas pelos gestores e colaboradores.

Na opinião de Ana Paula, esse é o primeiro passo: ter gestores que entendam a importância das ideias boas e eficazes que podem surgir de qualquer pessoa da sua equipe. E mais: é preciso incentivar e impulsionar esse pensamento entre os colaboradores uma vez que os caminhos para a inovação são, antes de tudo, colaborativo.

Outro ponto primordial na visão da executiva é entender a importância do investimento em inovação. “Boas ideias nascem e morrem todos os dias. Apenas aquelas que de alguma forma são impulsionadas conseguem criar tração para crescerem. Não há ideia inovadora que sobreviva à falta de oportunidade”, afirma.

Como incentivar ideias inovadoras

Além de ter abertura para novas ideias, reconhecer seus potenciais e investir nelas, incentivar colaboradores e gestores dentro de um ambiente de inovação também exige um esforço por parte da empresa. Tanto os “tomadores de decisão” quanto funcionários precisam se sentir à vontade para encontrar erros ou problemas e dar novas ideias e soluções.

De acordo com Ana Paula Debiazi, empresas tradicionais que querem inovar precisam ter uma estratégia bem estruturada. “Isso para que a empresa não mate as novas ideias com processos consolidados e a cultura organizacional estabelecida. O ambiente inovador deve ser entendido como algo que deve se mover rápido, e fazer as mudanças tão logo surja a necessidade”.

Isso exige resiliência e adaptação por parte das empresas. “A empresa deve mapear suas dores e isso precisa ser entendido como algo bom. Sem julgamentos de processos ultrapassados, errados ou não realizados”, afirma.

Com isso, outra problemática surge: as ideias precisam ser levadas a sério. De acordo com a executiva, os profissionais escolhidos para buscar as possibilidades de inovação são, muitas vezes, descredibilizados. “Os profissionais escolhidos para este desafio não podem ser confundidos com ‘os meninos da TI, que arrumam computadores’, por exemplo. Devem ser profissionais com autonomia e qualificação para buscar essas inovações”.

Terceirizando a inovação

Nem sempre criar uma cultura de inovação e incentivar mudanças é algo fácil para as empresas, seja pela cultura organizacional já estabelecida ou outras questões de gestão. Por isso, uma das formas de incentivar a inovação dentro da empresa é terceirizar essa função.

A ideia pode parecer contraditória, afinal, como pessoas de fora saberão o que é melhor para a empresa? Entretanto, a CEO da empresa de soluções afirma que é exatamente sobre isso: “entenda que a empresa já possui uma cultura, governança, processos. E a inovação é uma ruptura disso tudo. O que pode ser difícil para a empresa e seus gestores compreenderem isso”.

Dessa maneira, uma empresa focada apenas em encontrar os pontos que precisam de ajuste e sugerir melhorias, com uma visão externa, pode ser a melhor opção. Mas tal medida também merece atenção. “Às vezes a empresa quer comprar uma startup para trazer inovação, mas esse não é o melhor caminho, pois esta startup acaba sendo absorvida pela cultura da corporação já existente, o que torna muito difícil implantar processos inovadores”, diz.

Encontrar os caminhos da inovação pode ser um desafio para muitas empresas, como foi discutido por Ana Paula Debiazi, mas quando essa cultura organizacional entra em funcionamento dentro da empresa, voltar atrás deixa de ser uma opção. “Eu digo que é um caminho sem volta, ou você o toma e segue, aprendendo e aceitando os resultados advindos desse processo, ou então sua empresa correrá o risco de ficar defasada no mercado”, finaliza.


+ Notícias

Conheça 3 tendência de Big Data que impulsionarão os negócios em 2021

Apenas 55% das empresas brasileiras possuem departamento para inovação

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]