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73% dos varejistas brasileiros planejam investir em IA para se manterem competitivos

73% dos varejistas brasileiros planejam investir em IA para se manterem competitivos

Segundo pesquisa, ara 82% dos comerciantes no País, a IA será essencial para competir no mercado dentro de um ano, evidenciando uma corrida pela implementação de soluções inteligentes.

A evolução da Inteligência Artificial (IA) e a unificação dos canais de vendas em uma só plataforma estão impulsionando o futuro do varejo no Brasil. É o que mostra a sexta edição do “Connected Shoppers Report”, realizado pela Salesforce, que ouviu 8.350 consumidores e 1.700 tomadores de decisão do setor de varejo em 21 países na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa. No Brasil, a amostra foi de 500 consumidores e 100 tomadores de decisão do setor para analisar o impacto da IA e do comércio unificado nas operações e experiências do varejo.

Aceleração na adoção da IA

Os dados apontam uma aceleração na adoção da IA:

  • 73% dos varejistas brasileiros planejando aumentar seus investimentos na tecnologia este ano;
  • 82% dos comerciantes no país acreditam que a IA será essencial para competir no mercado dentro de um ano, evidenciando uma corrida pela implementação de soluções inteligentes.

Do lado dos consumidores brasileiros, há um grande interesse na utilização de agentes de IA, especialmente para otimizar programas de fidelidade (75%) e oferecer respostas rápidas no atendimento ao cliente (72%).

Comércio unificado e outras alavancas de negócios

O conceito de comércio unificado também se destaca como prioridade para 90% dos varejistas no país, que reconhecem seu impacto significativo nos objetivos de negócios e a necessidade de proporcionar experiências de compra mais integradas e personalizadas. Entre os principais benefícios apontados pelos varejistas estão o aumento da eficiência operacional e a melhoria da gestão de estoque.

Outro destaque é que Retail Media permanece como uma das principais alavancas de negócio para trazer novas fontes de receita para os varejistas. Além disso, existe um crescente interesse por programas de Fidelidade Paga (exemplo de Meli+, ou ainda o novo programa do St. Marche, o Marche Prime).

Desafios que ainda persistem

Entretanto, os desafios persistem na jornada de compra: 56% dos consumidores brasileiros já abandonaram compras online devido a dificuldades no processo de pedido, demonstrando a necessidade de otimização da experiência do cliente. Além disso, 89% dos varejistas relatam que processos e tecnologias ineficientes afetam a produtividade dos funcionários, reforçando a importância de investir em soluções que facilitem o trabalho das equipes. A pesquisa também mostra que 45% dos compradores já utilizaram IA para descobrir novos produtos, evidenciando uma mudança no comportamento do consumidor.

Para Marcelo Toledo, diretor de Indústrias para Varejo e Consumo da Salesforce para América Latina, o cenário do varejo brasileiro reflete um momento de transformação impulsionado pela crescente adoção da IA e pela busca por experiências de compra mais fluidas e personalizadas. “Já podemos observar a utilização de agentes autônomos voltados para reabastecimento, marketing, fidelidade, devoluções e trocas, entre outros. Os varejistas que investem em tecnologias que otimizem suas operações, melhorem o atendimento ao cliente e impulsionem o crescimento dos negócios estarão à frente deste novo cenário do consumo no Brasil”, conclui Marcelo.

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