Recentemente, um e-mail do CEO da Shopify, Tobias Lütke, destinado aos colaboradores da empresa vazou e circulou intensamente entre executivos em todo o mundo. O conteúdo, que se tornou viral em cerca de uma semana, revela como o líder encara o papel da IA no trabalho e na produtividade da equipe.
O e-mail, endereçado no dia 20 de março, foi enviado antes mesmo da carta de Andy Jassy, CEO da Amazon, aos shareholders, na qual diz que “A Inteligência Artificial generativa vai reinventar praticamente todas as experiências do cliente que conhecemos e possibilitar novas experiências sobre as quais até agora apenas fantasiamos”.
Tobias Lütke reforça em sua mensagem que “estamos entrando em uma era onde mais comerciantes e empreendedores poderão ser criados do que em qualquer outro momento da história”. “Ter a IA ao lado nessa jornada – e cada vez mais não apenas como consultora, mas executando tarefas para nossos lojistas – é uma mudança radical impressionante.”
Usando IA
Segundo o executivo, o uso reflexivo da Inteligência Artificial passa a ser uma expectativa básica na Shopify. Compartilhando a sua própria rotina com a tecnologia, Lütke afirma que utiliza a IA “o tempo todo”, mas ainda sente que está apenas usando superficialmente. Ainda cita que usou agentes no ano passado parar criar sua apresentação no Summit da empresa, como uma forma de incentivar os colaboradores a experimentarem a ferramenta.
“O que aprendemos até agora é que usar bem a IA é uma habilidade que precisa ser cuidadosamente aprendida por meio de… usar muito. É simplesmente diferente de tudo. O chamado para experimentar foi acertado, mas acabou sendo muito sugestivo. É isso que quero mudar hoje”, afirma no e-mail.
Ainda, o executivo relembrou seu memorando há alguns anos no qual descreveu a Shopify como uma “corrida da Rainha Vermelha”, baseado na obra “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Caroll. “Você precisa continuar correndo só para permanecer no mesmo lugar. Em uma empresa que cresce de 20% a 40% ao ano, você precisa melhorar pelo menos nessa mesma medida anualmente apenas para continuar qualificado. Isso vale para mim e para todos os demais.”
IA na prática
No e-mail, Tobias Lütke destacou 5 pontos de como a IA deve ser aplicada pelas equipes da Shopify:
- Usar a IA de forma eficaz é uma expectativa fundamental de todos na Shopify: “Sinceramente, não acho viável optar por não aprender a aplicar IA no seu ofício; você pode até tentar, mas sendo honesto, não vejo isso funcionando hoje – e definitivamente não amanhã. A estagnação é praticamente certa, e a estagnação é uma falha em câmera lenta. Se você não estiver subindo, está escorregando.”
- A IA deve fazer parte da fase de prototipagem no GSD (“Getting Shit Done”, ferramenta de monitoramento de tarefas da Shopify): “Protótipos existem para aprendizado e criação de informação. A IA acelera dramaticamente esse processo. Você pode aprender a produzir algo que outros colegas consigam visualizar, usar e raciocinar sobre, em uma fração do tempo que antes levava.”
- Perguntas sobre o uso de IA serão acrescentadas aos questionários de avaliação de desempenho e por pares na empresa: “Aprender a usar bem a IA não é uma habilidade óbvia. Minha percepção é que muitas pessoas desistem depois de escrever um prompt e não obter exatamente o que esperavam. Aprender a fazer perguntas e carregar contexto é importante – e obter feedback dos colegas sobre como isso está evoluindo será valioso.”
- O conhecimento sobre IA deverá ser compartilhado: O executivo destaca que a empresa tem acesso a diferentes ferramentas de IA e convida a equipe a aprender a adaptar à tecnologia. “Vamos compartilhar acertos (e erros!) ao experimentar novas capacidades de IA, e vamos dedicar tempo à integração da IA em nossas revisões mensais de negócios e ciclos de desenvolvimento de produto.”
- Antes de pedir por mais equipe e recursos, os profissionais precisarão demonstrar o motivo de não conseguirem atingir seus objetivos com IA: “Como essa área funcionaria se agentes autônomos de IA já fizessem parte da equipe? Essa pergunta pode gerar discussões e projetos realmente interessantes.
Habilidades com IA
O e-mail demonstra que, assim como outras lideranças, a IA se tornou uma ferramenta necessária e urgente para os negócios. O novo direcionamento do CEO sinaliza um objetivo claro de aplicar a IA de forma mais efetiva, consistente e diária na Shopify.
“Nosso trabalho é descobrir como o empreendedorismo se manifesta em um mundo onde a IA está universalmente disponível. E quero que façamos o melhor trabalho possível nisso – e, para isso, preciso da ajuda de todos. Já defini muitos dos projetos de IA nos temas deste ano – nosso plano está claro, e nosso produto se alinhará ainda mais com nossa missão. O que precisamos para ter sucesso é a soma total de nossa habilidade e ambição coletiva em aplicar nosso ofício, multiplicado pela IA, para beneficiar nossos lojistas”, finaliza o e-mail.
IACX: A Ascensão da IA Emocional
No dia 6 de maio, será realizada a segunda edição do seminário IACX, que promete transformar a maneira como compreendemos e aplicamos a Inteligência Artificial nas relações com os consumidores.
O tema deste ano, “A Ascensão da IA Emocional”, simboliza um novo capítulo para o mercado: a tecnologia dever ser inteligente, mas igualmente humana. O evento será marcado por pitches autênticas com cases reais, onde empresas mostrarão como estão utilizando IA para transformar a jornada do cliente.
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*Foto: El editorial / Shutterstock.com