/
/
IA ajuda a reduzir custos das operações de crédito e cobrança

IA ajuda a reduzir custos das operações de crédito e cobrança

Personalização e abordagens empáticas aumentam a eficiência operacional das empresas

A Inteligência Artificial (IA) tem transformado a maneira como empresas operam as jornadas de crédito e cobrança, otimizando processos e reduzindo custos. Durante um painel do CONAREC 2024, mediado por Marcelo Brandão, produtor de conteúdo da Consumidor Moderno, especialistas compartilharam como essa tecnologia está impactando a experiência dos clientes e a redução da inadimplência no Brasil — algo preocupante que atinge 72,6 milhões de pessoas, segundo dados do Serasa.

Fabio Toledo, CEO da Intervalor, destaca a evolução significativa na utilização de IA nas operações de cobrança, especialmente com o advento da IA generativa (GenAI). “Trabalhamos há muitos anos com IA tanto em voz quanto em texto, o que reduziu drasticamente os custos de Call Center. A GenAI, porém, potencializou os resultados. Na jornada digital de cobrança, observamos um aumento de 20% na interação dos clientes, 40% nas promessas de pagamento e 130% no pagamento efetivo”, conta.

Dessa forma, a tecnologia já assume um papel importante em áreas críticas e operacionais, como a abordagem e o suporte personalizados do consumidor endividado. Porém, é preciso tomar alguns cuidados, como destaca Rodrigo Eduardo de Mello Oliveira, superintendente nacional da Caixa Econômica Federal. “Temos um processo contínuo de curadoria e monitoramento para garantir que as respostas geradas pela IA estejam dentro do script”, destaca.

Personalização e análise preditiva

O potencial de personalização trazido pela GenAI, aliás, foi ponto central do painel. Mauro Gomide, VP de TI e Inovação da Bullla, ressalta que a tecnologia tem um grande apelo ao entender o cliente e oferecer soluções que fazem sentido para ele. “Trabalhamos com modelos preditivos e alimentamos nossas IA com dados específicos para gerar inteligência”, explica.

Assim, as empresas conseguem entender o momento que aquele consumidor está passando, e sugerir a melhor solução — seja para pagamento de uma dívida ou conceção de crédito de uma forma mais segura.

Assim, a IA, além de otimizar operações, está abrindo novos caminhos de negócio. “No Brasil, o inadimplente não quer deixar de pagar, ele está inadimplente por circunstâncias. A IA fornece dados mais precisos e permite abordagens mais humanizadas, mais empática”, afirma Fabio Toledo, explicando o principal motivo do aumento de eficiência nas negociações.

Quando o assunto é a conceção de crédito, a jornada do cliente também ganhou em inteligência e eficiência. Renato Gonçalves, VP de Vendas e Experiência do Cliente da Creditas, conta que “com Machine Learning, a análise de crédito evoluiu para aprovações quase instantâneas”, apoiando, inclusive, operações mais complexas, como financiamentos de casa e carro.

“Entretanto, a governança e a privacidade de dados são cruciais nesse processo”, destaca Gonçalves. Nesse sentido, a curadoria dos dados e a gestão dos modelos de IA tornam-se imprescindíveis. A Creditas, por exemplo, já está colaborando com a Gemini, do Google, para explorar o uso de IA generativa e seguir evoluindo.

Lições sobre IA

Apesar de todos os benefícios que a IA pode trazer para as operações de crédito e cobrança, é preciso cautela. Com as experiências compartilhadas pelos executivos, fica claro que a implementação da tecnologia envolve uma curva de aprendizado significativa.

Erros comuns, como negociações fora dos limites possíveis, podem acontecer — e já aconteceram, trazendo lições importantes. “Achamos que seria fácil, mas aprendemos que é um processo de tentativa e erro”, diz Fabio.

Em síntese, a jornada de crédito e cobrança tem sido revolucionada pela IA, oferecendo não apenas eficiência, mas também uma personalização cada vez maior, capaz de melhorar a experiência do cliente e reduzir inadimplências. Cabe às empresas saber utilizar a tecnologia para gerar valor tanto para as operações quanto para os clientes.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]