Os fãs dos carros pretos podem comemorar. Finalmente uma boa notícia alegra os motoristas do Uber, polêmico serviço de transporte individual por aplicativo que vem tirando o sono dos taxistas. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou nesta terça-feira (10) o decreto que autoriza esse tipo de serviço na capital.
Pela nova regulamentação, as empresas que prestam esse tipo de serviço pagarão concessão por km rodado com passageiro. Segundo informações do G1, cerca de R$ 0,10 em média. O valor deve variar de acordo com horário e local.
Ainda segundo o jornal, o prefeito afirma que a ideia dessa regulamentação é que esses transportes funcionem como uma frota para absorver a demanda da cidade. A circulação desses veículos pode ainda ser diferente da do táxi.
Taxistas
A ideia é que a medida beneficie os táxis, também. Não só pela regulamentação dos serviços de transporte alternativo, mas porque receberão alguns benefícios talvez como compensação.
De acordo com informações da Folha de São Paulo, a prefeitura irá liberar os táxis no corredor exclusivo de ônibus (aqueles do lado esquerdo da via) o dia todo, desde que estejam com passageiros. Para as faixas exclusivas da direita, os táxis poderão circular a qualquer horário, mesmo sem passageiros.