Pesquisar
Close this search box.
/
/
Habilidades de comunicação são essenciais para um bom líder

Habilidades de comunicação são essenciais para um bom líder

Saber comunicar ideias e comandos de forma objetiva evita equívocos e otimiza as rotinas de produção; além de manter a equipe mais motivada

Mais do que nunca, contar com boas habilidades de comunicação tornou-se indispensável para qualquer líder nos dias atuais. Gerenciar equipes diversas – algumas, eventualmente, de forma remota – buscar resultados e atender às demandas dos superiores são tarefas que exigem organização, empatia e muito jogo de cintura.

No mundo corporativo, saber comunicar suas ideias e intenções de forma clara e objetiva colabora com o andamento de todos os processos no qual se está inserido.

A importância das habilidades de comunicação

A comunicação é a ferramenta mais poderosa para a gestão de pessoas, pois auxilia os líderes no fornecimento de feedback construtivo, melhora o clima organizacional, e aperfeiçoa a compreensão de objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores a fim de mantê-los sempre motivados.

Uma boa comunicação gera clareza, melhora a produtividade, impulsiona o trabalho em equipe e inspira. A má comunicação, por outro lado, resulta no oposto. “Peter Drucker, o ‘pai’ da administração moderna, já dizia: 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz”, ressalta a especialista em Gestão de Recursos Humanos Márcia Bastos, sócia e fundadora da Conexão Talento.

Dentro das equipes, a comunicação precisa ser sempre muito clara e assertiva. Não apenas para que todo o time saiba quais são suas demandas e porque elas precisam ser cumpridas no dia a dia, mas também para que existam laços de confiança entre todos. E é por isso que o líder tem um papel muito importante: afinal, cabe à liderança mediar essas construções e ainda influenciar positivamente a sua equipe. E isso só pode ser feito por meio da comunicação.

Mensagem mal entendida

A má comunicação irá dificultar a realização dos objetivos que a liderança almeja. Podendo gerar falta de confiança no gestor e colocar em jogo sua reputação e a reputação da empresa, por exemplo. Além disso, pode desestimular a equipe e mantê-la letárgica, sem comprometimento com o propósito da organização.

A falta de habilidades de comunicação é visível quando o líder não inspira seus liderados. E isso pode se dar por falta de alinhamento entre, o que o líder pensa, sente ou fala e como ele age. “Esse alinhamento tem que ser pleno para ser genuíno e as pessoas sentirem que o líder acredita no que fala para que, consequentemente, ele receba a confiança do grupo”, explica o especialista em cargos de alta gestão Uranio Bonoldi, professor da Fundação Dom Cabral.

O propósito tem que ser claro e praticado pelo líder. Do contrário, as pessoas e grupos sentem que a comunicação é vazia e não merece confiança.

A falta de comunicação diminui a confiança dos colaboradores e aumenta o estresse. Então, se os funcionários não se sentem seguros em sua função, com seus gestores, ou mesmo com seus colegas, eles não terão a confiança que precisam para ter sucesso.

Segundo Márcia Bastos, estes são alguns problemas que a má comunicação pode gerar nas empresas:

  • Sobrecarga de e-mails;
  • Desorganização de projetos;
  • Mensagens perdidas;
  • Falta de comunicação entre equipes;
  • Reuniões ineficazes;
  • Falta de feedback;
  • Retrabalhos;
  • Desalinhamentos de prazos, entre outros.

Liderando à distância

A liderança por si só já é uma tarefa difícil, quando feita durante o trabalho remoto, ela parece ficar ainda pior. Isso porque a falta da presença física, da interação pessoal e do olho no olho podem causar alguns mal entendidos. “O maior desafio é o da comunicação, como já citamos, mas nessa conta de desafios, ainda podemos citar a falta da autogestão do tempo, e isso o líder pode aprender a melhorá-lo através de algumas iniciativas”, destaca a especialista em Gestão de Recursos Humanos.

Com uma melhor gestão de tempo, o líder vai ser capaz de integrar a equipe e fazer com que o trabalho ande mesmo à distância. E o que esse líder precisa fazer para isso? A resposta é: motivar os seus colaboradores e também se manter motivado. Sabemos que motivação é um tema sempre muito delicado, isso porque cada profissional possui um elemento motivacional diferente.

Enquanto alguns priorizam coisas como um plano de carreira, outros podem se preocupar mais com o salário ou com a flexibilidade da jornada, e quando inseridas essas questões às equipes que trabalham em home office, a motivação será ainda mais complicada.

Márcia Bastos relata ainda que existem ferramentas de comunicação que podem ajudar na motivação e gestão de equipes, são elas: Intranet; mural ou TV corporativa; canais de informações e sugestões; e-mail; newsletter; fóruns de discussões; videoconferências; aplicativos mobile; aplicativo de controle de ponto; ferramenta de otimização de processos.

É importante que os gestores estejam presentes, ainda que remotamente, mas tomando cuidado para não serem invasivos. “Lembre-se de verificar se os colaboradores estão psicologicamente bem, distribuindo bem o tempo entre trabalho, lazer, sono etc. Tudo isso é estar em constante comunicação com suas equipes e buscando resultados sustentáveis”, aconselha Uranio Bonoldi.

Cultivando uma boa comunicação

A boa notícia é que é possível treinar as habilidades de comunicação, desenvolvendo assertividade, organização no ambiente de trabalho e empatia pelos funcionários que estão sendo geridos. Confira alguns tópicos sobre como melhorar a sua comunicação:

  • Ouvir mais do que falar: não é à toa que temos dois ouvidos e somente uma boca. Já foi provado que ser um bom ouvinte é uma das principais características dos líderes bem-sucedidos. É por isso que ótimos líderes praticam a escuta ativa. Eles fazem um esforço sincero para entender o que seus funcionários dizem e mostram que estão prestando atenção.
  • Ser transparente: líderes inspiradores são eles mesmos o tempo todo – não somente nas reuniões e nas avaliações formais. Eles não mascaram seus erros, fazem falsas promessas ou agem de forma secreta. Ao contrário: compartilham informação e conhecimento generosamente. Ao ser franco com a equipe, esse tipo de líder garante que todos se sintam valorizados.
  • Ter momentos com o time: é claro que você não terá agenda para um encontro individual com toda a companhia, mas ter pontos de contato (mesmo que eles sejam casuais) ao longo do caminho pode fazer toda a diferença.
  • Ter tempo para agradecer: a quantidade de agradecimentos dada a uma equipe é diretamente proporcional à quantidade de sucesso desses funcionários. Até mesmo times de baixo desempenho viram melhoria graças ao encorajamento. Mesmo quando estiver pressionado pelo tempo, saiba que um pouco de agradecimento leva longe.
  • Ser construtivo: quando as pessoas precisam de um empurrão, ótimos líderes dão, sim, feedback negativo, mas de uma forma mais eficiente que a maioria. Ao invés de falar com raiva, eles dão feedback de uma maneira calma. Por isso, da próxima vez que precisar chamar a atenção de um funcionário, faça uma pausa antes e reflita se há realmente uma forma de melhorar o que ele fez. Caso não haja, você estará apenas descontando sua raiva.
  • Receber e encorajar o feedback: grandes líderes não têm medo de admitir que erraram, por isso também recebem bem feedbacks.
  • Deixar a porta aberta: a política de portas abertas funciona e é preciso criar um ambiente que permita a qualquer um da equipe se sentir confortável em discutir questões no escritório. Seja sobre um erro, uma ideia inovadora ou uma decisão de carreira, é preciso que os funcionários tenham a confiança de que não estão interrompendo.
  • Explicar o porquê: bons líderes sabem que os funcionários são motivados por coisas que vão além do salário, e eles são capazes de conectar o trabalho duro do dia a dia às paixões das pessoas. Quando eles pedem à equipe para fazer algo ou tentam melhorar o humor de um colega durante uma atividade difícil, eles contam o porquê.

+ Notícias 

Habilidades e comportamentos dos líderes do futuro já são o presente 

Perfil de liderança: saiba quais são as novas características exigidas 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]