Muito mais informados, conectados e engajados, a geração Z tem se tornado um dos grupos de consumidores mais importantes. Esse grupo, composto por jovens nascidos entre meados da década de 90 e 2010, está moldando as tendências econômicas e influenciando a indústria da moda e luxo. Grandes marcas estão de olho nessa geração que ao adquirirem poder de compra contribuirão ainda mais para o crescimento econômico do setor.
Se as marcas quiserem captar cada vez mais a atenção desse grupo de consumidores, é importante que estejam alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, isso porque, a geração Z, tem mais consciência ambiental e social. Nesse sentido, o mercado de luxo e a moda estão sendo desafiados a cumpri promessas sustentáveis, reavaliando cadeias de suprimentos, reduzindo resíduos e adotando práticas ecologicamente corretas. Em uma pesquisa da Consumer Life da GfK, 71% consideram atualmente que “as marcas precisam ser ambientalmente corretas”, um número que era de 59% há 10 anos.
Junto com essa geração, a geração Alpha, que são os nascidos a partir de 2010 até as crianças que ainda vão nascer até 2025 não representam apenas um amplo mercado de consumo, mas também trazem consigo valores e preferências que atingem consideravelmente de seus antecessores. O desafio para as marcas é entender e antecipar essas mudanças para permanecerem relevantes e desejáveis.
A evolução dos padrões de consumo
De acordo com um levantamento da consultoria Euromonitor em um artigo publicado, as gerações Z e Alpha representarão 45% da população global até 2030 e a projeção é que serão o maior segmento-alvo das marcas de luxo e moda. Neste cenário dinâmico, as marcas enfrentarão o desafio de redefinir não apenas produtos, mas toda a estratégia de negócios, desde a produção até a interação com o consumidor.
Os resultados da Pesquisa de Estilo de Vida 2023 da Euromonitor revelam algumas curiosidades no comportamento de compra da Geração Z. Enquanto esta geração se destaca por um ímpeto significativo de compra em lojas de desconto, uma análise aprofundada ao adquirir produtos de luxo e moda revelar uma mentalidade distinta. Neste cenário, aspectos como estar “na moda”, herança da marca e a capacidade de investir em marcas premium ou de luxo não apenas superam a média global, mas também se destacam em relação a fatores tradicionalmente prioritários, como preço baixo e relação custo-benefício .
Sensibilidade aos preços da Geração Z continua
A invasão da Ucrânia pela Rússia, fez com que a inflação global registrou uma queda adicional, devido aos cortes na oferta, maior volatilidade e aumento nos preços de energia, alimentos e materiais primários. Conforme os dados mais recentes do Euromonitor indicam, que em 2022, a inflação global estava um pouco abaixo dos 8% e a previsão é que até o fim deste ano fique em 7%. Contudo, tanto consumidores quanto empresas nos setores de luxo e moda , em economias emergentes e desenvolvidas, continuam a enfrentar a pressão do aumento de preços.
Integrando o físico e o digital
Não tem como falar da Geração Z se não citar a era digital. Essa geração é a maior consumidora quando o assunto é tecnologia, além de serem dependentes de plataformas digitais para obter informações e evidentemente fazer compras. Esses consumidores se aproveitaram de experiências de compra omnicanal que se desdobrem perfeitamente ao transitar entre diversos canais e dispositivos. A harmonia entre lojas físicas, plataformas online e redes sociais é essencial para garantir uma experiência de marca coesa e integrada.
Na jornada de consumo de luxo e moda da Geração Z, o smartphone, as mídias sociais, especialmente o TikTok, e a adesão de novas tecnologias e plataformas digitais, como o metaverso, se mostram como essenciais. Apesar da forte ligação com o mundo digital, a pesquisa mostra que a Geração Z manifesta um desejo por interação humana, o que explica a busca por uma abordagem “phygital” nas compras.
Construindo lealdade emocional
No mundo dos negócios, a competitividade em conquistar a fidelidade de clientes que gostam de experimentar diferentes marcas pode ser um desafio formidável. Nesse contexto, o sucesso das marcas de luxo e moda está totalmente ligado à habilidade de de oferecer uma hiperpersonalização com exclusividade, qualidade e um Storytelling, tudo isso alinhado a uma estratégia eficaz de redes sociais.