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Grupo Pão de Açúcar começa a estruturar distribuição de produtos de lojistas

Grupo Pão de Açúcar começa a estruturar distribuição de produtos de lojistas

GPA estende operações para além das vendas de produtos em suas lojas virtuais e foca no gerenciamento e distribuição de outros lojistas

O braço logístico do Grupo Pão de Açúcar deu o pontapé inicial para ampliar a distribuição de produtos de lojistas em seus supermercados virtuais, conforme registro de armazém geral no Diário Oficial de São Paulo no apagar das luzes de 2020. Agora, a GPA Logística e Transporte pode gerenciar e distribuir produtos de terceiros em suas centrais.

Ao estruturar seu segmento logístico neste sentido, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) amplia suas operações para além das vendas de seus produtos nas lojas virtuais Pão de Açúcar e Extra e de produtos de terceiros para o gerenciamento e distribuição de outros lojistas. A oferta de um pacote de serviços mais completo àqueles que expõem produtos no marketplace permite ao GPA explorar novas formas de receita.

Uma vez que normalmente empresas cobram uma taxa de 10% a 20% sobre vendas e fretes em operações do tipo, o grupo tem interesse em ganhos a partir da coleta, armazenagem e entrega de produtos dos lojistas.

O movimento do GPA representa a entrada de mais um varejista no segmento de distribuição – o que deve acirrar a competição tanto entre grandes operadoras logísticas quanto marketplaces.

Atualmente, o marketplace do GPA (Pão de Açúcar e Clube Extra juntos) conta com mais de 70 vendedores e uma variedade de mais de 30 mil produtos.

Projeções

Após anúncio do GPA, analistas observaram a importância do sucesso na execução do plano de distribuição, uma vez que o comércio de alimentos online tem visto a concorrência aumentar com a entrada de varejistas tradicionais com expansão em novas categorias. Para se ter uma ideia, em recente conversa com analistas, o GPA enfatizou que os supermercados faturam R$ 7 bilhões dos mais de R$ 140 bilhões movimentados em vendas online no Brasil em 2020. Para 2025, o grupo projeta vendas na casa dos R$ 48 bilhões só no varejo digital de alimentos.


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