O Grupo Fleury anunciou a aquisição do laboratório Hemolab, com sede em Conselheiro Lafaiete (MG), por R$ 39,5 milhões. A operação faz parte da estratégia de expansão na Zona da Mata Mineira e reforça a presença no estado. A companhia já atua em MG com marcas como Hermes Pardini, LabClass e Méthodos.
O valor da operação considera um múltiplo de 1,3 vezes a receita bruta do Hemolab nos últimos 12 meses, que somou R$ 31 milhões. Os múltiplos financeiros também incluem 4,7x EV/EBITDA e 3,4x EV/EBITDA já contemplando as sinergias esperadas com a integração.
Fundado há mais de 27 anos, o Hemolab é referência regional em análises clínicas e vacinação, operando com 15 unidades em nove municípios mineiros. A empresa também oferece serviços de coleta domiciliar. Em 2022, o Grupo Fleury já havia adquirido o Laboratório Méthodos, localizado no Sul de Minas Gerais.
Expansão mineira
Com a nova aquisição, o Fleury passa a contar com 108 unidades de atendimento em Minas Gerais. A presidente do grupo, Jeane Tsutsui, avalia que a compra fortalece a estratégia da empresa no interior do estado. “A Zona da Mata Mineira possui relevância econômica e estratégica por sua histórica vocação agroindustrial. Ela destaca-se como um dos principais polos de produção cafeeira e um eixo de desenvolvimento urbano-industrial”, declara Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury.
Segundo a executiva, a Zona da Mata Mineira é uma região com forte densidade populacional, tradição agroindustrial e taxas de saúde suplementar acima da média. 28,3% da população mineira possui plano de saúde, ante 24,6% no país. “Estar presente em mercados com esse perfil é essencial para ampliarmos nossa cobertura, ganharmos escala operacional e contribuirmos para a qualificação dos serviços diagnósticos”, complementa.
Essa é a 20ª compra do Grupo Fleury desde 2017, totalizando cerca de R$ 2 bilhões em investimentos no período. “Essa aquisição ocorre em virtude da nossa solidez financeira. Ela atende todas as premissas de avaliação de ativos, como adequada precificação, convergência cultural e potencial de sinergias e crescimento regional.
Prêmio Consumidor Moderno 2025
A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, a categoria Hall da Fama homenageia os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação fica aberta até 16 de junho.