Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os grisalhos brasileiros estão mais conectados

Os grisalhos brasileiros estão mais conectados

Consumidores de 60 anos ou mais passaram a ter uma vida digital mais ativa. Confira insights da mudança do perfil de consumo do público

O Euromonitor publicou seu tradicional estudo global de tendências para 2022 que aponta como um de seus destaques, os “Idosos Digitais”. No ano de 2021 muitos estudos de mercado demonstraram que houve um aumento do acesso digital dos consumidores grisalhos em função da pandemia e da necessidade de adaptação às restrições, como o isolamento social e o fechamento do comércio não essencial.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

Os consumidores com 60 anos ou mais passaram a realizar compras online, acessar serviços financeiros, serviços de saúde, buscar informações sobre diversos assuntos e experimentar formas de entretenimento no ambiente digital, como música, vídeos e games.

No gráfico a seguir, é possível visualizar as principais atividades realizadas pela internet como: navegar na web, procurar notícias e informações, visitar redes sociais, poder socializar e se conectar com família e amigos, etc.

idosos
Fonte: Euromonitor

O acesso ao ambiente online foi facilitado especialmente pelo smartphone, que democratizou o uso da internet inclusive entre os idosos. É importante destacar que apesar do aumento da penetração, a literacia digital é ainda uma barreira para muitos consumidores mais velhos, que por serem migrantes digitais tardios, possuem mais dificuldade em navegar com desenvoltura nos sites, redes sociais ou aplicativos, etc.

O caso é que a experiência nem sempre é positiva e os grisalhos se sentem confusos e frustrados com a dificuldade que enfrentam nesses ambientes digitais. Muitas vezes são vítimas de golpes cibernéticos pois são presa fácil justamente por falta de conhecimento da conduta maliciosa de criminosos.

Em geral, segundo o Euromonitor demonstra, os consumidores com 60 anos ou mais buscam ter uma vida mais simples e tendem a aceitar tecnologias que facilitem seu dia a dia, como reconhecimento facial para personalizar interações, assistentes de voz, robôs auxiliando com informações em lojas físicas, pedidos de restaurantes de delivery, etc. No quadro abaixo, é possível ver essa adoção de certos dispositivos que possibilitam o acesso às soluções para suas necessidades:

idosos
Fonte: Euromonitor

Outro fenômeno que é muito interessante evidenciar são os influenciadores digitais grisalhos que produzem conteúdo online e possuem milhares de seguidores. Atuam como embaixadores de certas marcas, produzindo conteúdo relevante e desafiando o paradigma de que o velho é avesso à tecnologia. Um dos exemplos que gosto de destacar é o do Ary Fontoura  que atua nas principais redes sociais como Instagram e TikTok no auge dos seus 89 anos e faz muito sucesso.

As publicações são bem-humoradas, divertidas e agregam conteúdo de fácil compreensão aos seguidores. O protagonismo dos influenciadores digitais da terceira idade vem crescendo nos últimos anos no Brasil e representa uma alternativa interessante para a comunicação das marcas.

As empresas devem ter atenção especial em oferecer serviços digitais que também sejam adequados ao público grisalho e, para tanto, devem ouvir suas dores ao acessar a web e os dispositivos tecnológicos. O entendimento da jornada é muito importante para detectar as melhorias necessárias que podem proporcionar uma melhor experiência do usuário, independentemente da sua idade.

Leia mais: Como vai a sua relação com os assistentes de voz?

A inclusão digital beneficia a todos no mercado, consumidores mais velhos e empresas. Os consumidores idosos podem se beneficiar ao acessar muitos serviços disponíveis online e melhorar sua qualidade de vida. Por outro lado, as empresas ampliam o acesso e a penetração de suas marcas junto a consumidores nem sempre priorizados pelo mercado.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente 

*Tania Zahar Mine é diretora da Trade Design e professora de Pós-Graduação na ESPM e na FIA.


+ Artigos

Abismo digital e a conexão desigual no Brasil

Perguntas relevantes iluminam as decisões baseadas em dados

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]