O ano de 2020 foi desafiador em todos os sentidos para as empresas varejistas, que precisaram repensar operações de logística, focar nos canais digitais e ainda realocar seus colaboradores para o home office. As atitudes e estratégias colocadas em prática nesse período fizeram com que algumas organizações se destacassem em gestão de pessoas – e 50 delas foram premiadas pelo GPTW (Great Place to Work) nesta quinta-feira (4).
Amanda Souza, diretora regional da GPTW e responsável pelo ranking Varejo de 2020, conta que as empresas de destaque no prêmio costumam ter foco em três pilares que fazem toda a diferença: cuidado com as pessoas, incentivo aos negócios e estímulo a cidadania.
“Notamos que as empresas de varejo fizeram muitas ações diferenciadas quando se trata do cuidado com as pessoas, tanto que a avaliação dos funcionários cresceu um ponto no quesito, se comparado com 2019, e se mantém como uma das práticas com melhor percepção. No pilar incentivo aos negócios houve muita criatividade e inovação em todas as frentes das empresas, desde gestão a distância sem perder a proximidade, até vendas por WhatsApp. Por fim, o estímulo a cidadania foi evidenciado com ações como abertura de marketplace para pequenos empreendedores e doações para auxiliar prefeituras locais”, conta Amanda.
Mas o grande destaque do prêmio ficou para questões relacionadas à empatia. Houve melhora nas avaliações de respeito dos líderes na relação com os funcionários – tanto na questão profissional quanto na pessoal – e de camaradagem entre os colegas de trabalho, bem como presença de sentimento de equipe.
Entre as empresas vencedoras do GPTW Varejo de 2020, 68% permitem que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário do trabalho e 74% contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade, que aliás está muito presente no setor.
O prêmio
Para participar da 7ª edição do GPTW Varejo, as varejistas precisavam ter no mínimo 30 funcionários. Ao todo, foram 196 empresas inscritas e apenas 50 premiadas, sendo 25 de porte grande e 25 de porte médio e pequeno.
Vale destacar que entre as premiadas, na comparação com 2019, 66% se mantiveram no ranking. Confira as dez melhores empresas para trabalhar no setor do varejo:
As melhores grandes varejistas
- Magazine Luiza
- Gazin
- Leroy Merlin
- Ancar Ivanhoe Administradora de Shopping Centers
- Mercadinhos São Luiz
- Riachuelo
- Usaflex – Indústria & Comércio
- Havan
- Grupo Saga
- CLAMED
Além das dez primeiras colocadas listadas acima, também foram premiadas: A Nossa Drogaria, C&A Modas Ltda, CAEDU, Extrabom Supermercados, Farmácias Pague Menos, Grupo Boticário, Grupo Carbel, Grupo Lagoa, Grupo Zema, Iguatemi Empresa de Shopping Centers, LEO, Lojas lebes, Lojas MM Mercadomóveis, Todimo Home Center e Via Varejo.
As melhores pequenas e médias varejistas
- Levvo
- Sbtur
- TAG – Experiências Literárias
- ACAL Home Center
- CNA – Inglês Definitivo
- Grupo Trigo
- Ingram Micro
- HURB – Hotel Urbano
- Comunicare Comércio de Aparelhos Auditivos
- Ibagy Imóveis
As outras empresas premiadas na categoria (além das dez primeiras colocadas listadas acima) foram: 4BIO Medicamentos, Auto Norte Distribuidora de Peças, Casa do Soldador, Casa Vieira, CompuFor Software, Compugraf, Egali Intercâmbio, Fattu do Brasil, Ibyte, Italiana Automóveis, Maringá Park Shopping Center, NetGlobe, Sacolão de Santa, Serilon e Vortex TI.
+ Notícias
O respeito aos cliente é o caminho para as empresas