O GPA está lançando uma adtech para que gerenciar anúncios de seus fornecedores e vendedores em seus marketplaces. Como parte da estratégia digital, a solução vai monetizar os espaços publicitários digitais em todos os canais do grupo. Os anunciantes poderão veicular campanhas com mais de 1.700 opções de segmentação da base de clientes do GPA.
Segundo o grupo, os produtos podem ganhar destaque através da busca patrocinada e espaços publicitários dentro dos sites e aplicativos de e-commerce do Pão de Açúcar e do Extra, além de SMS e e-mail.
“Nossa plataforma de conhecimento dos clientes interpreta dados qualitativos de todos os ativos estratégicos físicos e digitais. Por exemplo, o programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais capta dados de comportamento de compra há mais de 20 anos. Isso nos permite antecipar tendências de consumo e compreender as rápidas mudanças nos hábitos de compra. Temos uma base de mais de 20 milhões de clientes cadastrados nos nossos programas de fidelidade que possuem alta frequência de compras, nossos melhores clientes compram 120 vezes ao ano, e isso é impulsionado pelas nossas soluções de ultrapersonalização, cada vez mais relevantes aos nossos consumidores. Ao capitalizarmos tecnologia em prol do cliente, abrimos um leque de possibilidade de novos negócios, beneficiando todo nosso ecossistema”, explica o diretor de crescimento e experiência do cliente do GPA, Othon Vela.
A nova Adtech é uma parceria entre o GPA e a RelevanC, empresa de soluções tecnológicas e mídia de varejo francesa, que apoiará os anunciantes e suas agências de comunicação a se conectarem com os consumidores-alvo e fornecerem um novo nível de desempenho e mensuração das campanhas.
“Os anunciantes terão uma oferta completa, desenvolvida para oferecer um forte desempenho graças aos dados exclusivos do GPA e à experiência em tecnologia e ciência de dados da RelevanC. A oferta será apoiada pela nossa equipe local”, enfatiza o vice-presidente sênior de propaganda e desenvolvimento da RelevanC, Blandine Multrier.
Com o crescimento de mais de 60% no número de clientes no e-commerce, o GPA dá início a essa nova operação a partir deste mês.
Força digital e plano de expansão
O anúncio de gerenciamento e monetização de anúncios de parceiros do GPA vem logo após uma série de medidas envolvendo a completude da experiência de compra, no intuito de fazer do GPA uma plataforma colaborativa multicanal. No final do mês passado, o grupo anunciou uma parceria com o iFood para vendas online — anúncio que veio menos de dois meses depois da parceria com o Mercado Livre, na qual o e-commerce latino passou a estender sua logística com produtos do grupo.
Ainda que se trate de uma adtech voltada à comercialização de espaços publicitários nas mídias do GPA, o último anúncio do grupo reforça a estratégia centrada no consumidor, já que os clientes da base terão comunicações mais customizadas e relevantes para seu perfil de consumo.
+ Notícias
Da Geração Z aos Boomers: quando o consumidor clica em publicidade?
A intensificação do mobile e a aferição da publicidade digital