/
/
Google dá mais um passo na corrida por IA com o Gemini 2.0

Google dá mais um passo na corrida por IA com o Gemini 2.0

Novo modelo traz desempenho aprimorado e novas capacidades, como geração nativa de imagens e áudio multilíngue.

Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet, comentou o compromisso da empresa com a inovação. “No último ano, temos focado no desenvolvimento de modelos ainda mais “proativos”, ou seja, capazes de entender melhor o mundo ao seu redor, pensar vários passos à frente e agir por você, sempre com a sua supervisão. Os avanços do Gemini 2.0 são resultado de mais de uma década de investimentos na nossa abordagem integrada e única para inovação em IA”.

O que é o Gemini 2.0?

O Gemini 2.0 se mostra mais do que uma atualização simples de sua versão anterior. Segundo o Google, apresenta capacidades mais avançadas, uma evolução do modelo 1.5 Flash, que traz suporte a entradas e saídas multimodais, combinando imagens, vídeos, texto e áudio. Além disso, permite criar conteúdo multimodal de maneira fluida. O modelo é especialmente otimizado para velocidade e personalização, com recursos como texto-para-fala (TTS) ajustados em vários idiomas.

Segundo o Google, as capacidades avançadas do Gemini 2.0 Flash, como raciocínio multimodal, compreensão de contextos amplos, execução de instruções complexas, estão sendo trabalhadas juntas para inaugurar uma nova classe de experiências de agentes.

Novos projetos e aplicações

A aplicação prática de sistemas de agentes de IA é uma área de pesquisa repleta de possibilidades. A gigante da tecnologia está explorando esse novo território com uma série de protótipos que ajudam as pessoas a realizar tarefas. Entre eles:

  • Projeto Astra: potencializado pelo Gemini 2.0, o Astra combina imagens, vídeos e voz em uma linha do tempo de eventos para conversas mais naturais e uma recuperação eficiente de informações;
  • Projeto Mariner: explora o futuro da interação entre humanos e sistemas, começando pelo navegador, ou seja, novo protótipo de pesquisa inicial construído com o Gemini 2.0, o Mariner reimagina como as pessoas interagem com a web. Combina as capacidades de compreensão multimodal do Gemini com a interação web para automatizar tarefas e agir em seu nome;
  • Jules: um agente de código baseado em IA projetado para auxiliar desenvolvedores;
  • Deep Research: trata-se de uma nova capacidade para usuários do Gemini Advanced que utilizam a IA para explorar tópicos complexos, fornecendo resultados em um relatório completo.

Novos recursos alimentados por IA para Android que melhoram a acessibilidade, a criatividade e a produtividade.

O futuro do Gemini 2.0

Com uma visão voltada para o longo prazo, o Google já anunciou que outros modelos baseados no Gemini serão lançados nos próximos anos, prometendo avanços ainda maiores. O desafio agora é consolidar sua posição no mercado, competindo com rivais, como a OpenAI e a Anthropic, que têm conquistado rapidamente a atenção do público.

Estaria o Google redefinindo o jogo?

*Foto: Alphabet/Google.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]