Durante a crise causada pela pandemia de COVID-19 várias empresas e entidades se mobilizaram para ajudar o varejo. Entre as ações, é comum ver iniciativas de apoio ao comércio online, que vem crescendo verticalmente.
A mais recente dessas ações é do Google, que está compilando dados para mostrar as categorias do varejo que estão despertando mais interesse nas pesquisas.
A empresa passou a mostrar quais são os produtos mais buscados pelos consumidores na página Categorias em Ascensão no Varejo.
Na prática
A frente fria que chegou ao Sul e Sudeste do Brasil justifica as pesquisas mais comuns desta semana. Aquecedores portáteis, luvas, conjuntos para fondue e lareiras estão entre os itens mais pesquisados no País, com crescimento de até 100% nas buscas.
Desde o início do isolamento, as buscas mostram diversas mudanças no comportamento do consumidor por produtos do varejo. Nas últimas 10 semanas, a medida que as pessoas passam mais tempo em casa, registrou-se crescimento em diversas categorias, como cama, mesa e banho (99%), eletroportáteis (92%) e utensílios domésticos (72%). A procura por chinelos e pantufas cresceu 800% desde o início do distanciamento social.
É este tipo de insight que a nova ferramenta do Google é capaz de passar para os varejistas. Os usuários podem filtrar as tendências por semana, mês ou ano e até descobrir o que consumidores de outros países estão pesquisando.
Os dados podem ser úteis para precificação, gerenciamento de ofertas e impulsionamento de promoções nas redes sociais.
Chance de ganhar marketshare
Um dos efeitos da crise no consumo é uma disposição maior do brasileiro em consumir de lojas onde nunca havia comprado antes. É o que mostra uma pesquisa encomendada pelo Google e feita pela Ipsos.
Quatro entre 10 entrevistados disseram ter feito compras online em lojas que não compravam antes da COVID-19. Além disso, um em cada cinco consumidores brasileiros está experimentando marcas que normalmente não tinha o costume antes do isolamento.
Por isso, usar dados como os que o Google passa a disponibilizar se torna crucial. As empresas que estão começando no online têm a chance de garantir um lugar no bolso do consumidor se garantirem um bom atendimento na primeira compra.
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