/
/
Gestão da reclamação: como deixar o cliente mais satisfeito?

Gestão da reclamação: como deixar o cliente mais satisfeito?

A reclamação precisa ser vista de forma estratégica pelas empresas. Como transformá-la em algo positivo, fazendo com que todos os envolvidos fiquem satisfeitos?
Legenda da foto

O relacionamento com os consumidores é um ponto determinante para todas as empresas – e, obviamente, afeta a visão dos clientes a respeito delas. Contudo, não são apenas aqueles que consomem que se interessam por esse aspecto. O desempenho influencia também a satisfação dos acionistas e é determinado pela competência e interesse do colaborador.

Nesse sentido, é essencial que as empresas tenham uma visão única do consumidor, considerando que, independentemente do canal pelo qual o consumidor acessa a empresa é preciso considerar que ele tem uma dor a ser solucionada. Por isso, mais do que atender os consumidores, é preciso investir na gestão das reclamações, buscando reverter contextos negativos. É nesse sentido que Laurent Delache, Country Manager da Sitel no Brasil, explica a “Gestão de Conflitos”. Ou seja, a busca por uma solução, diante de um problema vivido pelo consumidor, evitando que a questão seja levada à Justiça.

A tecnologia teve um papel essencial na aproximação dos clientes com as empresas com quem se relacionam, devido à facilidade gerada para todos. E esse aspecto impacta também, é claro, a forma como as reclamações são disseminadas: “Antes, não havia a força da comunidade, do grupo, das redes sociais”, diz Laurent Delache. “Essa mudança gerou uma necessidade de repensar posições, pois a empresa deixou de estar acima do cliente, assumindo a posição de igual”.

Nesse sentido, torna-se indispensável e natural ter uma visão única do caminho percorrido pelo cliente. “Tínhamos a multicanalidade, mas os pontos de contato não se conversavam. Agora, há uma visão tecnológica que permite a percepção do cliente como um só”. O uso do WhatsApp, por exemplo, é um marco positivo, na visão de Delache – afinal, esse é o meio mais confortável para o consumidor moderno conectado.

Gerindo a reclamação

Para garantir a capacidade de transformar uma reclamação em experiência positiva, Laurent explica que é preciso entender os direitos do consumidor. “O atendente precisa ter um preparo especial, pois esse não é um atendimento comum, de SAC”, diz. “Isso envolve acordos com as empresas-cliente, pois não adianta ter uma pessoa preparada sem que ela tenha autonomia e o pensamento de dono”. Associado a isso, ele defende que as empresas precisam ter indicadores e métricas que comprovam a qualidade do atendimento.

“A gestão da reclamação está ligada à reputação, à gestão de imagem da marca e ao mesmo tempo à qualidade dos serviços e produtos”, argumenta. A justificativa para isso é que, naturalmente, um cliente insatisfeito tende a reclamar nas redes sociais. E isso impacta a visão que outras pessoas podem ter da empresa.

Treinamento

Como afirma Delache, o gerenciamento de reclamações não é simples. “Temos pessoas especializadas a reconquistar e, para chegar nesse perfil, temos a Learning Tribes”, diz, referindo-se à Venture do Grupo Sitel.

Para atender a essas necessidades, a Sitel desenvolve um perfil de treinamento e reciclagem específicos, como sendo um programa certificador de suas operações especializadas em Gestão da Reclamação. Para atuar neste atendimento, os colaboradores precisam ter conhecimento sobre o produto, contando com o envolvimento da empresa-cliente; direitos do consumidor; habilidades de negociação, que envolve empatia e acolhimento.

“Há uma roda do bem em torno disso”, afirma Delache. “Conseguimos identificar futuros problemas com gestão de dados, falhas técnicas recorrentes, para a ajudar o nosso cliente”. Dessa forma, Laurent Delache vê a tendência de diminuição dos casos de judicialização, impactando positivamente os resultados da empresas contratantes e ao mesmo tempo a satisfação do consumidor final. E, com isso, todos ganham.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
A anatomia do hábito na era dos superestímulos
Para Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, entender como o cérebro forma comportamentos automáticos é a chave para navegar em um ambiente de atenção fragmentada.
CASACOR aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
CASACOR 2026: A transformação da casa como palco de experiências
Em uma edição marcada pelo tema "Mente e Coração", a mostra aponta como bem-estar, natureza, afeto e experiências sensoriais estão redefinindo a relação dos brasileiros com o lar.
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Pressão por IA e saúde mental redefinem as estratégias das empresas
Brasil lidera pressão por retenção de talentos ligados à IA e registra o maior impacto da saúde mental nos custos corporativos.
Lucimara Fiorin, a nova vice-presidente do Grupo Padrão.
De advogada à VP do Grupo Padrão: a trajetória de Lucimara Fiorin
Nova Vice-Presidente Executiva do Grupo, fala sobre transformação do CX, liderança construída de dentro para fora e futuro

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.