Pesquisar
Close this search box.
/
/
Gestão de pessoas eficiente: a fórmula para escalar negócios

Gestão de pessoas eficiente: a fórmula para escalar negócios

Colaboradores engajados e felizes geram mais resultados para as empresas; mas o employee experience bem-feito é um desafio

Entre os melhores caminhos para escalar negócios está o investimento na gestão de pessoas. Ao focarem em estratégias de marketing e de CX, muitas empresas esquecem o importante fator para a melhora da performance: colaboradores felizes e engajados – características que trazem ótimos retornos.

Uma pesquisa da IBM mostra que as empresas mais avançadas em employee experience registram um retorno sobre os ativos quase três vezes maior do que as que possuem pouco investimento na área. Além disso, as vendas das organizações com funcionários mais satisfeitos são quase dobradas.

Porém, são muitos os desafios para alcançar tal patamar. Guilherme Müller Saboia, CEO da Robbyson, explica que tudo começa na própria gestão. “As pessoas são únicas e diversas. Cada uma tem um jeito, uma forma de se sentir engajada, pertencente, de absorver conteúdo e de se sentir ouvida. E percebemos que ainda existe um pensamento de padronizar, de igualar e enxergar apenas o todo. A verdade é que precisamos enxergar cada um na sua especificidade, usando a diversidade como força motriz para a criatividade”, afirma.

Soma-se a isso as mudanças causadas pela pandemia, que impactaram não só os modelos de trabalho, mas também o comportamento das pessoas. De acordo com a Mckinsey, as empresas estão enfrentando um êxodo de funcionários exaustos, pensativos sobre o verdadeiro significado do trabalho e em busca de confiança, coletividade e propósito. Esse é o momento ideal para olhar para o employee experience e tornar a empresa preparada para o mercado.

Nesse sentido, Saboia incita: “Não somos mais os mesmos, nem o mercado, nem os consumidores, nem a forma como trabalhamos, então por que manter os velhos hábitos de gestão? Já está mais do que na hora de diminuirmos a burocracia e aumentarmos a colaboração e a meritocracia”.

Tecnologia para uma gestão de pessoas eficiente

Para que tudo isso seja possível, os líderes precisam ter a capacidade de olhar para cada colaborador individualmente, fazendo com que ele se sinta parte do projeto e, consequentemente, se engaje com os valores e objetivos da empresa. A forma mais eficiente para isso é a adoção de uma plataforma inteligente de gestão de pessoas, como a da Robbyson.

“A tecnologia é o meio pelo qual conseguimos entregar empresas mais produtivas com pessoas mais realizadas. Com toda a inteligência artificial que temos, além de machine learning e segurança, conseguimos trazer personalização e rapidez. A ferramenta é capaz de gerar comunicação de forma objetiva e fazer com que todos entrem no jogo, sabendo para onde estão indo. A tecnologia é uma ponte para que possamos otimizar o trabalho de gestores e colaboradores”, explica Saboia.

Na prática, os colaboradores passam a ter acesso diário a uma plataforma que pergunta como eles estão se sentindo, mostra os resultados dos trabalhos realizados e os próximos desafios, tornando possível a autogestão. Todos os dados também são disponibilizados para o gestor, que passa a ter uma clareza maior para treinar, capacitar e engajar a equipe de acordo com as metas estabelecidas.

“Isso traz grande diferença para o gestor, às vezes ele está focado em deixar a equipe mais produtiva, levar palestras de otimização do trabalho, mas o que ela precisa mesmo é de um auxílio sobre saúde mental. E a ferramenta ajuda a enxergar isso de forma clara. Outro ponto é que se sentir reconhecido e enxergado pelo que é, não tem preço, a meritocracia é um importante pilar”, diz Guilherme Saboia.

Estratégia como diferencial

Porém, a tecnologia por si só não é a solução definitiva para o desafio da gestão de pessoas, é preciso, em paralelo, possuir estratégias e indicadores bem definidos. Além de uma cultura voltada para o employee experience, suporte inteligente de BI e um plano de negócios sólido.

Exemplo disso é o Grupo Elo, um grupo de serviços de relacionamento que tem como principal foco o contact center e entendeu onde era preciso investir no dia a dia. Em pouco tempo, os colaboradores que mais acessaram a plataforma de gestão inteligente tornaram-se 24% mais produtivos e venderam 56% a mais. A evolução na rechamada ficou em 93% e no tempo médio de atendimento em 11%.

Nesse sentido, fazer uma avaliação honesta das necessidades dos funcionários e ter dados para entender o cenário faz com que a empresa se torne mais assertiva e, junto às estratégias de marketing e CX, mais lucrativa.


+ Notícias 

Valores pessoais dominam decisões de compras para novos consumidores 

Por que o quiet quitting atinge mais os jovens? 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]