Pesquisar
Close this search box.
/
/
De que forma as gerações impactam nas estratégias das marcas

De que forma as gerações impactam nas estratégias das marcas

Características específicas de cada geração podem ajudar marcas a se posicionarem no mercado e se relacionarem com os consumidores

A forma como os consumidores das mais variadas gerações – Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z – interagem e se relacionam devem ser levadas em consideração pelas marcas em suas estratégias e posicionamentos. Cada geração tem suas características, e conhecer, entender e atender a essas diferenças pode ser crucial para uma marca se destacar em um mercado saturado.
Conheça abaixo as principais características de cada geração e veja casos de empresas que adaptaram suas estratégias para atingir públicos específicos:

BABY BOOMERS

A geração nascida entre o fim da Segunda Guerra Mundial e meados dos anos 60 viu surgir o movimento hippie e a corrida espacial. Sua visão de mundo foi moldada pela televisão e hoje é a geração que mais consome meios tradicionais de comunicação, como TV, rádio, revista e jornais. Mas esqueça os estereótipos. Os boomers também são usuários vorazes da internet e sua presença nas redes sociais vem crescendo mais rapidamente do que gerações mais novas, segundo pesquisa da Pew Research Center.
Como consumidores, os baby boomers são leais às marcas tradicionais e relutam em testar novidades. Embora façam compras online regularmente, priorizam o envolvimento pessoal das lojas tradicionais. Segundo pesquisa da Salesfloor, 84% preferem comprar em lojas físicas, e 67% relatam que, se um item desejado está disponível online ou em uma loja próxima, preferem comprá-lo em seu revendedor local do que encomendar online.

Foto Pixabay

De olho no mercado da terceira idade

Para aumentar as vendas online entre os consumidores desta geração, o Taobao, marketplace chinês que faz parte do conglomerado Alibaba, lançou uma versão personalizada do seu app para usuários mais velhos. O objetivo é capturar as compras da crescente população idosa chinesa, de acordo com o site Tech Wire. Para incentivar a adesão da população que não é nativa digital, o app foi projetado para ser mais simples e com menos poluição visual, facilitando a navegação de usuários mais velhos. Ele também pode ser vinculado à conta de um dos filhos do usuário, permitindo que ele pague pelas compras online dos pais.


GERAÇÃO X

A geração pós-baby boomers, das pessoas nascidas entre 1966 e 1981, teve a infância e adolescência marcada pelo fim do movimento hippie, o surgimento do punk, da disco music, da MTV e crises econômicas ao redor do mundo. No Brasil, é a geração que nasceu sob a ditadura militar. Quando o mundo digital apareceu, a Geração X já fazia compras em lojas físicas há anos.
De acordo com estudo da eMarketer, o fato mais notável sobre a Geração X é a extrema lealdade às marcas em que confiam, fora o fato de estarem dispostos a pagar mais por seus produtos. No entanto, estão menos interessados em experimentar novas marcas em comparação com os consumidores mais jovens.
Segundo o Google, a nostalgia é um grande atrativo para usuários da Geração X em relação ao YouTube. De acordo com a gigante, 75% dos integrantes desta geração usam a plataforma para assistir a vídeos de eventos do passado, como comerciais antigos e eventos da cultura pop. As marcas que exploram a nostalgia em sua estratégia conseguem se conectar melhor com este público.

Explorar a nostalgia é lucrativo

A Nintendo, por exemplo, relançou em 2016 o seu console NES, originalmente lançado em 1983. O NES Classic Edition foi um sucesso tão grande que, em junho de 2018, registrou mais vendas nos EUA do que o Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch, segundo o site The Verge.


MILLENNIALS

A geração que nasceu entre 1982 e 1999 faz a ponte entre o mundo pré-internet e o conectado. Seus integrantes mais velhos entraram no mercado de trabalho no início dos anos 2000 e muitos sofreram com o colapso econômico de 2008. É a geração que protagonizou o crescimento das startups, o surgimento das redes sociais, a flexibilização da jornada de trabalho e a digitalização da informação.
Os millennials revolucionaram a forma com que bens e serviços passaram a ser comercializados, ficando indiferentes às estratégias tradicionais de marketing e decidindo o que comprar, o que comer e para onde ir com base em fotos do Instagram, recomendações de amigos ou reviews em fóruns online. Essa geração preza pela conveniência das compras online e das entregas rápidas e também pela personalização da experiência de consumo.

Personalização e praticidade

Um exemplo de marca que tem o millennial como foco de sua estratégia é a Birchbox. A empresa foi uma das primeiras a apostar no segmento de assinatura online para enviar mensalmente caixas personalizadas com amostras de produtos de beleza para as assinantes. Neste modelo, reúne algumas das principais características demandadas pelos millennials em uma marca: personalização, exclusividade, comodidade e baixo custo.


GERAÇÃO Z

A Geração Z tem a internet em seu DNA. É a primeira que já nasceu conectada e não conheceu o mundo sem internet. Cresceu assistindo ao YouTube, consumindo vídeos curtos e sendo impactada por influenciadores digitais.
Segundo a pesquisa The State of Gen Z, publicada pela Business Insider, os membros da Geração Z valorizam a transparência, a autenticidade e a responsabilidade social das marcas. Além disso, buscam por produtos e mensagens que refletem a realidade, e não um comercial de margarina. Saem os filtros do Instagram e entram os vídeos sem edição e de “cara lavada” do TikTok. por exemplo.

LEIA TAMBÉM: A Geração Z está matando diversos setores do mercado. E agora?

Responsabilidade social

Marcas jovens, nativas digitais, que prezam pela transparência e pela preocupação com a cadeia de produção e responsáveis socialmente são admiradas pela Geração Z. É o caso da TOMS, marca de sapatos alpargatas que, para cada item vendido em sua loja, um item igual é doado para regiões carentes ao redor do mundo.


GERAÇÃO ALPHA

A mais recente geração compreende crianças nascidas a partir de 2010. Os filhos dos millennials usam smartphones e tablets naturalmente desde o berço e não sabem ou podem imaginar como era a vida sem eles. O uso de comandos de voz é intuitivo e a interação com assistentes virtuais e inteligência artificial é natural. A experiência online/offline é totalmente integrada.
Influenciado pelos pais millennials e pelos ícones da Geração Z, esse grupo é caracterizado por valores éticos e de inclusão social. De acordo com a J. Walter Thompson Intelligence, marcas como Mattel já estão adotando esses princípios para atrair a geração Alpha. Em setembro de 2019, a fabricante da Barbie anunciou que lançaria o primeiro boneco de gênero neutro para acomodar as mudanças de mentalidade das novas gerações em relação ao gênero.

Foto Pixabay


+ NOTÍCIAS

Millennials, X, Z ou Alpha: a qual geração você pertence?
Como as gerações se relacionam com a comida?
Como as gerações se relacionam com a tecnologia?
O futuro dos aplicativos de mensagens
Os aplicativos favoritos da Geração Z
Aplicativos e jogos mais baixados pelos Millennials

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]