A geração Z tem caminhado em um sentido oposto às demais gerações quando questionada sobre suas preocupações com equilíbrio e bem-estar para uma vida saudável. A preocupação com a estética não está entre as principais pautas daqueles que nasceram entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010, e os cuidados com a saúde tomaram esse espaço.
Para entender como os atuais jovens têm lidado com seus hábitos e preferências, a SaudaBe lançou a pesquisa “Saudabilidade na Geração Z 2023“. O estudo mostra como os Zoomers lidam com a saúde e bem-estar, e quais são suas prioridades quando o assunto gira em torno dos cuidados tomados, e até mesmo para onde direcionam a renda.
De acordo com o estudo, a alimentação segue como o maior gasto entre o público Z. Em seguida, aparece a moradia. Na sequência aparecem transporte e saúde. A pesquisa mostra ainda que o menor gasto é direcionado ao lazer, como passeios, viagens e festas.
Até que ponto a Geração Z se preocupa com a vida saudável?
Os novos jovens têm ido na contramão das demais gerações quando o assunto é a preocupação com o bem-estar. Dos ouvidos, apenas 11% não buscam uma vida saudável; um percentual pequeno quando comparado com os 37% que buscam ser mais saudáveis, mesmo com dificuldade. Outros 24% disseram estar no início de uma vida saudável, enquanto 20% já têm uma vida equilibrada na saudabilidade. Os que se consideram muito saudáveis são 10%.
Porém, mesmo que muitos afirmem estar em busca de uma vida mais saudável, ainda são poucos os adeptos às atividades físicas. Questionados sobre suas ocupações no tempo livre, 58% disseram se ocupar com séries e filmes, enquanto outros 57% utilizam as horas vagas para navegar pela internet. Ouvir música vem em terceiro lugar, com 52% dos votos, e ler livros está na quarta posição, com 44% de opções.
A prática de atividades físicas vem mais abaixo, com 24% das opções. Entre as opções escolhidas por esse público, a caminhada é a preferida, escolhida por 57%. Em segundo lugar, vem a ida à academia, escolhida por 51%. O futebol é escolhido por 34%, já o ciclismo está na quarta posição, com 28% das opções é o mesmo percentual daqueles que praticam corrida.
A saúde mental também apareceu como uma preocupação dos que pertencem à geração Z. Os que se preocupam muito são 33%, enquanto os que se preocupam são 39%. Já os indiferentes somam 17%. Os menores percentuais ficam para os que não se preocupam e aqueles que não se preocupam em nada, com respectivamente 7% e 6%.
Os produtos mais buscados para a alimentação
A alimentação é ponto fundamental para 78,1% dos ouvidos, seguida de vitaminas, com 37,1% das opções. Dentro dessas categorias e na busca de uma melhor forma de alimentar, a busca por produtos naturais ou orgânicos é feita por 56% dos ouvidos. Outros 53% escolhem o que entregue benefícios ao corpo. Em terceiro lugar está a opção por produtos que ajudem a promover o bem-estar, para 43% dos ouvidos.
As restrições alimentares fazem parte da vida de 71% das pessoas da geração Z. Por outro lado, existem momentos em que é mais difícil manter uma alimentação saudável, e para esse público é durante o lanche da tarde e o jantar, com respectivamente 47,3% e 33,1%. Já a terceira refeição em que é mais difícil se manter saudável, para 24,3%, é o almoço.
E para que essa saudabilidade seja mantida, é necessário consumir alimentos que ofereçam alguns. Entre os jovens da Geração Z, as principais buscas são feitas pelos sem conservantes e pelos ricos em proteínas, ambos com 37% de votos entre o público pesquisado. Logo em seguida, com 36% das opções, estão os ricos em vitaminas e minerais.
Benefício para o bolso está entre os critérios da Geração Z
na busca por vida mais saudável
Existem critérios que são importantes para a escolha de produtos saudáveis, estão relacionados respectivamente ao preço, sabor e aroma e funcionalidade do produto. Diante desse cenário, as marcas devem estar atentas à boa comunicação desses no momento de apresentar os produtos.
Dentro dessa busca por alimentos que sejam mais saudáveis, o varejo alimentar segue sendo o principal canal de compra para alimentos e bebidas para quem busca uma vida com maior bem-estar. Mercados e supermercados, por exemplo, são os preferidos de 54% dos ouvidos pela pesquisa. Em seguida estão hortifruti e sacolões, com 33%. Os atacados e atacarejos também estão entre os três lugares mais buscados por 28% dos jovens que almejam uma dieta mais saudável.
Redes sociais influenciam Geração Z na busca por vida saudável
Os jovens da geração Z foram os primeiros a serem criados no mundo digital. Nesse cenário, as influências da internet afetam a decisão por qual produto consumir. Prova disso é que 58% deles sofrem influência de profissionais da saúde na decisão de compra. Os que são indiferentes são 24%, seguidos por outros 18% que não são influenciados.
Já os influenciadores costumam afetar a decisão de 33% das pessoas da geração Z, enquanto 40% os consideram indiferentes e 28% dizem que não são influenciados pelos criadores de conteúdo.