A Geração Z está menos satisfeita em seus empregos do que outras gerações. Isso em parte por ter entrado no mercado de trabalho recentemente, e ter sido duramente influenciada pelas mudanças provocadas pela pandemia. O Glassdoor elaborou uma pesquisa para analisar o cenário do mercado de trabalho e os tipos de trabalho que satisfazem a Geração Z.
Os tipos de empregos que os funcionários da Geração Z estão conseguindo, as empresas para as quais estão trabalhando e as cidades em que estão gravitando dão insights sobre a experiência da Geração Z e como isso pode redefinir nos próximos anos as culturas corporativas.
Na análise do Glassdoor, em uma escala de 5 pontos, a Geração Z e o Millenials são os que menos gostam de seus trabalhos, com uma nota de 3,8. Já a Geração X (quem nasceu entre 1965 e 1980) está um pouco mais satisfeita e 8 em cada 10 boomers (1946-1965) gostam de seus trabalhos.
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Os empregos que satisfazem a Geração Z
Para a geração Z, os trabalhos que oferecem mais satisfação são de recrutamento corporativo, com 9,58 de índice de satisfação. Isso por ser um cargo que permite moldar como as empresas atraem e retêm talentos, inclusive ajudando a montar forças de trabalho com mais diversidade e inclusão. Esta foi uma das conclusões da pesquisa desenvolvida pela Glassdoor, que analisou os dados de avaliações de empresas e funções do portal
Cada geração mostra preferência por trabalhos diferentes que exigem diferentes habilidades, responsabilidades e anos de experiência. Por exemplo, uma função de recrutador corporativo pode ser alcançada no início da carreira com o mínimo de anos de experiência. Mas um cargo como presidente, que requer profundo conhecimento de campo e experiência, não está listado para a Geração Z e aumenta de 10 para 3 para 1 entre Millennials, Gen X e Boomers.
Leia Mais: Diversidade faz bem para o negócio e para a sociedade
Já 9 em cada 10 trabalhadores mais velhos que a Geração Z encontram mais satisfação em funções que exigem mais anos de experiência, têm mais responsabilidade e impacto mais amplo em toda a empresa, como C-levels.
Segundo Richard Johnson, autor do estudo da Glassdoor, essa tendência reflete os efeitos da idade para os funcionários em cada geração. “À medida que os trabalhadores envelhecem e avançam na carreira, os tipos de funções que consideram mais satisfatórios são aqueles que oferecem maior responsabilidade e deveres com impacto de longo alcance”.
Leia Mais: TikTok cresce na preferência da Geração Z, mas Youtube é rede favorita
Busca por mudanças
No pódio de empregos que geram mais satisfação para a Geração Z ainda estão: gerente de marketing (4,56) e gerente de mídia social (4,46). Estas funções desempenham um papel importante na formação da identidade da empresa. Os gerentes de marketing desenvolvem e implementam planos estratégicos para conquistar e manter clientes, enquanto os cargos de mídias sociais desenvolvem as estratégias online da marca.
“No geral, a Geração Z está mais satisfeita trabalhando em funções não técnicas, em grande parte criativas”, destacou Johnson.
As conclusões do levantamento mostram que apenas dois dos dez empregos mais bem avaliados para os trabalhadores da Geração Z são em tecnologia, em comparação com cinco para os trabalhadores mais velhos que a Geração Z.
Valores das empresas contam mais para Geração Z
Para os membros da Geração Z, os valores da empresa e a cultura organizacional são mais importantes até do que o salário na hora de aceitar um emprego, mas também no engajamento dentro das corporações, apontou o autor do estudo.
Já um valor compartilhado por todas as gerações é que as empresas mais bem avaliadas no Glassdoor tomaram uma posição pública sobre questões que vão desde a igualdade racial no ambiente de trabalho à sustentabilidade ambiental.
Para entender melhor: quem é o quê
Classificar períodos da vida dos indivíduos – dentro do Brasil ou fora dele – não é uma tarefa fácil. Porém, existe um consenso mundial a respeito da existência de quatro gerações: Baby Boomers, X, Y (ou Millennials) e Z.
Apesar do consenso na classificação, Roberto Meir, publisher da revista Consumidor Moderno e presidente do Grupo Padrão, levantou a hipótese de que a geração Y brasileira tem uma defasagem de alguns anos em relação à americana. Desta forma, a classificação da gerações no Brasil é:
Baby Boomers – 1945 – 1964
Geração X – 1965 – 1984
Geração Y – 1985 – 1999
Geração Z – 2000 – Atual
Os trabalhos que mais satisfazem a Geração Z
Confira a lista dos trabalhos preferidos para cada geração:
GERAÇÃO Z
1 Recrutador Corporativo
2 Gerente de Marketing
3 Gerente de Mídias Sociais
4 Cientista de Dados
5 Gerente de Produto
6 Especialista em TI
7 Coordenador de contas
8 Analista de Crédito
9 Engenheiro de Projetos
10 Associado de Desenvolvimento de Negócios
MILLENNIALS
1 Corretor de imóveis
2 Recrutador Corporativo
3 Engenheiro Full Stack
4 Diretor de operações
5 Gerente Técnico de Conta
6 Analista de SEO
7 Diretor-executivo
8 Recrutador Técnico
9 Desenvolvedor Salesforce
10 CEO
GERAÇÃO X
1 CEO
2 COO
3 Presidente
4 Recrutador Corporativo
5 Gerente de Estratégia
6 Corretor de imóveis
7 Sócio de escritório de advocacia
8 Engenheiro de soluções
9 Gerente de sucesso do cliente
10 Especialista em RH
+ Notícias
Segurança e acessibilidade ainda são desafios metaverso
Do Pix ao e-money: presidente do BC indica futuro do dinheiro no Brasil