Se tem algo que o marketing já notou é que, para se comunicar com as gerações mais novas, é preciso estar nas mesmas redes sociais que eles e, consequentemente, encontrar um caminho para seguir as mesmas tendências dessa plataforma. No caso da Geração Z, por exemplo, é imprescindível trazer ações de marketing para o TikTok.
Encontrar maneiras de se comunicar com essa geração por meio da plataforma de vídeos, no entanto, pode ser mais difícil do que parece. Engana-se quem pensa que vale apenas uma música e uma dança: é preciso estar por dentro das tendências e trazer algo imprescindível para a eficiência da divulgação da marca: a criatividade.
Via de regra, o TikTok prioriza o conteúdo e, se ele for bom, os resultados são prósperos. Foi assim que a Avon conseguiu alcançar mais de 1,3 milhões de visualizações e 883 mil criações com sua estratégia para divulgar a nova linha de bases na rede social.
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Criatividade no uso do TikTok muda do jogo para a Geração Z
A campanha foi toda baseada em uma das tendências mais prósperas do TikTok — e que também chama mais atenção ainda —, que é o lip sync. Em resumo, a prática consiste em dublar um áudio popular na rede social e criar um novo conteúdo a partir dele.
No caso da Avon, o áudio foi inspirado no compilado de críticas cinematográficas da jornalista Isabela Boscov, que fez um conteúdo neste formato exclusivo para promoção das novas bases. No vídeo, quem tomou forma ao áudio de Boscov foi a influenciadora Priscila Beatrice, conhecida pela semelhança física com a cantora Rihanna.
O sucesso veio, também, do timing correto para apresentação da campanha — um momento no qual o áudio de Isabela Boscov estava muito em alta na plataforma, com milhares de conteúdos relacionados a ele. A jornalista ganhou notoriedade na internet em 2021 pela forma que apresenta suas críticas a produções cinematográficas.
Na campanha da Avon, o tempo foi o principal aliado da divulgação dos produtos, posto que as “trends” do TikTok ficam datadas com rapidez, dando espaço a novas tendências e, assim, atualizando os vídeos produzidos. No momento em que foi lançada, os vídeos que utilizavam áudios de Bosvoc estavam em seu ápice.
Leia mais: Bolhas de conteúdo no TikTok e o caminho para engajamento nas redes
Adaptação do conteúdo para a trend
Outro ponto importante na produção dessa campanha foi a adaptação do conteúdo ao formato que ao qual o público TikTok já está acostumado, que é o lip sync. No vídeo de campanha, Isabela e Priscila destacam os diferenciais tecnológicos dos três tipos de produtos, a Base Séruml que maquia, hidrata e resulta em uma pela radiante, a Base Power Stay que tem poder de longa duração e acabamento matte, e a Base Compacta 3 em 1 que funciona como base, corretivo e pó.
Toda a ação foi pensada pela Avon Brasil, em conjunto com a agência Wunderman Thompson Brasil, que estruturou a campanha na rede social chinesa.
Vale destacar ainda que a escolha do TikTok para divulgação dessa linha de bases foi importante também pela representatividade que o produto se propõe a trazer para o mercado. De acordo com a campanha, a base conta com diferentes tecnologias e mais de 20 tons que atendem todos os tipos de peles e diversidade do Brasil — um ponto bastante ressaltado na rede social.
Hoje, há uma série de produtores de conteúdos pretos (e pretos retintos) que fazem testes de produtos de maquiagem que, muitas vezes, deixam-os de fora da lista de peles adaptadas a esses produtos. Boa parte desses conteudistas inclusive provam as maquiagens em vídeos no TikTok e comentam suas impressões.
Dessa forma, lançar uma linha de base nova, com uma influenciadora negra para divulgar a ação de uma marca preocupada com a diversidade, foi mais um grande acerto da campanha para conversar com os jovens da Geração Z.
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