Rede social que mais cresce, o TikTok possui um bilhão de usuários ativos mensalmente. Destes, 60% pertencem à Geração Z, ou seja, são pessoas nascidas a partir de 1996 até 2010. Os dados do levantamento realizado pela Wallaroo Media mostram que, nos Estados Unidos, o engajamento na plataforma é de, aproximadamente, 26 horas por mês.
Quando se trata de Brasil, uma pesquisa da Opinion Box revelou que 6 em cada 10 pessoas acreditavam que nunca usariam o aplicativo e, atualmente, são usuários recorrentes. Mas, qual o segredo do TikTok para atrair e engajar, principalmente quando se trata da Geração Z?
Para responder a essa pergunta é preciso conhecer as características dos jovens que, cada vez mais, fazem parte e interferem no mercado de consumo. Tudo começa por entender que eles possuem aversão a rótulos e, mais do que isso, procuram construir uma opinião própria a partir de conhecimentos variados para compartilhar nas redes sociais de forma autêntica. Nesse sentido, a criatividade faz parte do dia a dia dessa geração.
Soma-se a isso, o fato da Geração Z ser nativa digital e ter uma preferência por consumir conteúdos dinâmicos e imersivos. “Seja para entretenimento ou educação, os jovens geralmente preferem consumir conteúdo em formato de vídeos ricos. Inclusive quando este é comercializado, já que eles são atraídos por abordagens de publicidade autênticas. Isso é que torna os vídeos e até as publicidades do TikTok tão atraentes”, explica Bradian Muliadi, CEO da Analisa.io em artigo para a Forbes.
Dessa forma, ao oferecer ferramentas avançadas e simples de usar, o TikTok permite que o usuário crie vídeos rápidos e envolventes, a partir de diversos efeitos. O maior dinamismo faz com que o engajamento aumente.
TikTok e Geração Z = deu match!
Além de conhecer profundamente a Geração Z, o TikTok desenhou a sua plataforma buscando inovação e trazendo todas as características tecnológicas que os jovens já estavam acostumados a lidar. É o que explica Ronaldo Marques, head de parcerias de conteúdo do TikTok Brasil.
“A geração Z é formada pelos nativos digitais. O TikTok é uma plataforma bastante inovadora, que traz tecnologia e vídeos dinâmicos e informativos. Nossos criadores têm um senso de comunidade, dando oportunidade para que as pessoas expressem seus gostos e se sintam pertencentes a um grupo. É muito interessante ver a mudança de hábitos e de consumo de conteúdo pelo olhar dessa geração e não medimos esforços para sempre proporcionar ferramentas e novas funcionalidades para que parte da nossa vasta comunidade possa se expressar sempre de forma criativa e autêntica”, diz.
Marques ainda explica que essas características acabam por criar uma linguagem própria, o que causa senso de pertencimento e impulsiona a geração a querer participar cada vez mais da comunidade da rede social. O alto engajamento acaba atraindo outras gerações, de pais de avós dos GenZ.
“Somos uma plataforma de entretenimento muito democrática. Todas as nossas escolhas em torno do produto, parcerias, e proteções são feitas para oferecer um ambiente acolhedor, divertido, alegre, criativo e inovador para a nossa comunidade. As pessoas gostam do TikTok porque o “Para Você” mostra exatamente os assuntos que têm mais interesse para cada um, e isso não é feito de forma linear. Então o aplicativo vai se adequando ao gosto e necessidade de cada usuário”, afirma Ronaldo Marques.
A fonte de informação da Geração Z
O TikTok faz parte da vida dos jovens de uma forma que eles passaram a pesquisar na plataforma em vez de perguntar ao Google. Esse comportamento já é realidade para 40% da Geração Z, que preferem a plataforma ou o Instagram para fazer pesquisas, em detrimento do motor de pesquisas e do Google Maps. A informação é do próprio Google e foi compartilhada por Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior da empresa, durante uma conferência.
“Os jovens perguntam de uma forma diferente. Eles não têm expectativas e mentalidades com as quais estamos acostumados. Por exemplo, eles não conhecem um mapa aberto em cima de uma mesa, e isso é um problema para o Google Maps. Eles se interessam por formas visualmente ricas e, por isso, temos que evocar experiências totalmente novas, o que requer tecnologias novas”, afirma Raghavan.
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