Pesquisar
Close this search box.
/
/
Por que a Geração Z gosta tanto do TikTok?

Por que a Geração Z gosta tanto do TikTok?

Além da maioria do público da plataforma pertencer à Geração Z, este a utiliza como mecanismo de pesquisa

Rede social que mais cresce, o TikTok possui um bilhão de usuários ativos mensalmente. Destes, 60% pertencem à Geração Z, ou seja, são pessoas nascidas a partir de 1996 até 2010. Os dados do levantamento realizado pela Wallaroo Media mostram que, nos Estados Unidos, o engajamento na plataforma é de, aproximadamente, 26 horas por mês.

Quando se trata de Brasil, uma pesquisa da Opinion Box revelou que 6 em cada 10 pessoas acreditavam que nunca usariam o aplicativo e, atualmente, são usuários recorrentes. Mas, qual o segredo do TikTok para atrair e engajar, principalmente quando se trata da Geração Z?

Para responder a essa pergunta é preciso conhecer as características dos jovens que, cada vez mais, fazem parte e interferem no mercado de consumo. Tudo começa por entender que eles possuem aversão a rótulos e, mais do que isso, procuram construir uma opinião própria a partir de conhecimentos variados para compartilhar nas redes sociais de forma autêntica. Nesse sentido, a criatividade faz parte do dia a dia dessa geração.

Soma-se a isso, o fato da Geração Z ser nativa digital e ter uma preferência por consumir conteúdos dinâmicos e imersivos. “Seja para entretenimento ou educação, os jovens geralmente preferem consumir conteúdo em formato de vídeos ricos. Inclusive quando este é comercializado, já que eles são atraídos por abordagens de publicidade autênticas. Isso é que torna os vídeos e até as publicidades do TikTok tão atraentes”, explica Bradian Muliadi, CEO da Analisa.io em artigo para a Forbes.

Dessa forma, ao oferecer ferramentas avançadas e simples de usar, o TikTok permite que o usuário crie vídeos rápidos e envolventes, a partir de diversos efeitos. O maior dinamismo faz com que o engajamento aumente.

Conheça o Mundo do CX

TikTok e Geração Z = deu match!

Além de conhecer profundamente a Geração Z, o TikTok desenhou a sua plataforma buscando inovação e trazendo todas as características tecnológicas que os jovens já estavam acostumados a lidar. É o que explica Ronaldo Marques, head de parcerias de conteúdo do TikTok Brasil.

“A geração Z é formada pelos nativos digitais. O TikTok é uma plataforma bastante inovadora, que traz tecnologia e vídeos dinâmicos e informativos. Nossos criadores têm um senso de comunidade, dando oportunidade para que as pessoas expressem seus gostos e se sintam pertencentes a um grupo. É muito interessante ver a mudança de hábitos e de consumo de conteúdo pelo olhar dessa geração e não medimos esforços para sempre proporcionar ferramentas e novas funcionalidades para que parte da nossa vasta comunidade possa se expressar sempre de forma criativa e autêntica”, diz.

Marques ainda explica que essas características acabam por criar uma linguagem própria, o que causa senso de pertencimento e impulsiona a geração a querer participar cada vez mais da comunidade da rede social. O alto engajamento acaba atraindo outras gerações, de pais de avós dos GenZ.

“Somos uma plataforma de entretenimento muito democrática. Todas as nossas escolhas em torno do produto, parcerias, e proteções são feitas para oferecer um ambiente acolhedor, divertido, alegre, criativo e inovador para a nossa comunidade. As pessoas gostam do TikTok porque o “Para Você” mostra exatamente os assuntos que têm mais interesse para cada um, e isso não é feito de forma linear. Então o aplicativo vai se adequando ao gosto e necessidade de cada usuário”, afirma Ronaldo Marques.

A fonte de informação da Geração Z

O TikTok faz parte da vida dos jovens de uma forma que eles passaram a pesquisar na plataforma em vez de perguntar ao Google. Esse comportamento já é realidade para 40% da Geração Z, que preferem a plataforma ou o Instagram para fazer pesquisas, em detrimento do motor de pesquisas e do Google Maps. A informação é do próprio Google e foi compartilhada por Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior da empresa, durante uma conferência.

“Os jovens perguntam de uma forma diferente. Eles não têm expectativas e mentalidades com as quais estamos acostumados. Por exemplo, eles não conhecem um mapa aberto em cima de uma mesa, e isso é um problema para o Google Maps. Eles se interessam por formas visualmente ricas e, por isso, temos que evocar experiências totalmente novas, o que requer tecnologias novas”, afirma Raghavan.


+ Notícias

Quais são as marcas mais admiradas pela Geração Z?

Por que os millennials odeiam o telefone ? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]