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Geração Z: como as empresas podem atrair e reter essa força de trabalho?

Geração Z: como as empresas podem atrair e reter essa força de trabalho?

Os zoomers possuem outras perspectivas de trabalho ideal, que vão muito além do salário, como flexibilidade, pacote de benefícios e outros

O mercado de trabalho atual é composto por pessoas de diferentes idades. Quando falamos sobre a Geração Z, ainda existe uma série de dúvidas sobre como engajar e reter essa turma – que, até 2025, deverá representar 27% da força atuante no mercado.

Para algumas gerações (como a X e os millenials), por exemplo, o conceito de uma carreira “bem sucedida” está pautado em uma boa remuneração e em passar alguns bons anos em uma ou duas empresas. Já a Geração Z possui outras perspectivas de trabalho ideal, que vão muito além do salário, como flexibilidade, pacote de benefícios, potencial de desenvolvimento de novas habilidades e diversidade.

A Geração Z é a primeira geração que nasce completamente conectada e móvel. As consultorias McKinsey e Box1824, realizaram uma ampla pesquisa no Brasil com os jovens da Geração Z para entender o comportamento dessa faixa etária e, com isso, é possível perceber alguns padrões:

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  1. Pragmáticos: realistas, práticos e buscam satisfazer as necessidades financeiras de forma aliada ao enriquecimento pessoal;
  2. Indefinidos: quebram as necessidades de rótulos. Exaltam a individualidade e entendem a importância das diferenças;
  3.  Comunicativos: o diálogo é a ferramenta e a rede é o espaço de debate;
  4.  Exposições reais: esses jovens são mais autênticos e espontâneos, expõem suas fragilidades, intimidades, além de valorizarem mais a transparência;
  5.  Inclusão: têm grande poder de mobilização e interesse pela diversidade;
  6. Meme Thinkers: linguagem conectada com o agora com múltiplas referências, além de gigantesco poder viral.

Esses padrões ajudam a compreender o que é mais valioso para essa geração e como replicar (ou não) essas questões dentro do ambiente corporativo. Um exemplo negativo fatídico é com relação às empresas que utilizam as pautas de diversidade de forma superficial e/ou como token. Para Geração Z, seria como romper alguns de seus pilares e valores como transparência e inclusão.

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Um exemplo positivo é com relação à linguagem utilizada pelas organizações. Aquelas que mais se aproximam do dia a dia dos nativos digitais são amadas até mesmo por quem não trabalha dentro das empresas. Contudo, o sucesso não se afinca em somente um pilar; normalmente, as queridinhas do mercado de trabalho compilam além de uma boa comunicação dentro e fora das redes sociais, pacotes de benefícios, cuidados com saúde mental, políticas de trabalho flexíveis e salários competitivos.

Para além de estudar sobre essa geração, é necessário (e até mais fácil) ouvir esse grupo que já faz parte da sua empresa, com o objetivo de trazer melhorias para a cultura da organização e evoluir nas boas práticas de contratação e retenção desses talentos no futuro.

*Isabela Corrêa é CEO e cofundadora da B.Nous.


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