/
/
/
/
/
O que motiva a Geração Z a fazer investimentos?

O que motiva a Geração Z a fazer investimentos?

Redes sociais têm papel fundamental para a Gen Z ao buscarem informações sobre como aplicar suas finanças

Uma pesquisa da CFA Institute e da Fundação para a Educação de Investidores da Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (Fundação FINRA) mostrou que mais da metade (82%) dos investidores da Geração Z dos Estados Unidos iniciaram seus investimentos antes mesmo de completarem 21 anos. No Canadá o cenário não se difere muito, uma vez que, por lá, 79% dos jovens investidores também começam cedo. O mesmo acontece com 81% dos jovens do Reino Unidos, e 63% dos investidores chineses da Geração Z.

Diferenças entre investidores e não investidores da Geração Z

Quando analisados os comportamentos entre integrantes da Geração Z que fazem ou não investimentos, é possível notar que as metas se diferem. Os investidores estão mais voltados ao planejamento. O foco desses jovens é ter dinheiro o suficiente para viajar ou tirar férias (62%), criar uma poupança para despesas inesperadas (55%) ou poupar para ter um estilo de vida confortável quando se aposentar (51%).

Enquanto isso, os não investidores têm focado nas necessidades imediatas, como conseguir pagar as contas mensais (63%). Eles também buscam não viver de salário em salário (63%) e, assim como os integrantes da Geração Z que têm feito investimentos, pensam também em ter dinheiro suficiente para viajar ou tirar férias (61%).

Além disso, 47% dos investidores buscam a independência financeira com seus investimentos e querem ter uma fonte de renda além do trabalho, contra 35% dos que não investem. Porém, ambos concordam que o aumento no custo de vida, ou a inflação, é um desafio para atingir seus objetivos financeiros.

Desafios para atingir metas financeiras e fontes de informações

Se o custo de vida tem se apresentado como desafio também para investidores (68%) como para aqueles que não fazem investimentos (70%), as condições do mercado também têm seus impactos quando o assunto é atingir metas financeiras. Essa complicação é relatada tanto pelos que investem (43%) como pelos que preferem não investir (28%). Além disso, para investidores (38%) e para os não investidores (46%), a renda também é um fator chave dentro desse assunto.

Porém, quando a família é usada como fonte de informação, o percentual é maior entre os não investidores (51%), do que entre os investidores (45%). Os amigos também tendem a ensinar os sobre tópicos financeiros para aqueles que se dispõem a investir (40%) e para os que não fazem investimentos (37%).

“Embora as redes sociais e as aplicações de investimento facilitem o acesso à informação financeira à Geração Z, ainda existem barreiras que impedem muitos Gen Z de começarem a investir. Isto inclui a falta de educação financeira, que continua a ser motivo de preocupação. Os governos, os reguladores e os profissionais de investimento têm um papel coletivo a desempenhar para ajudar a Geração Z a adquirir o conhecimento necessário para tomar decisões de investimento bem-informadas e responsáveis”, explica Paul Andrews, diretor geral de Pesquisa, Advocacia e Padrões do CFA Institute.

O que motiva o público Z a fazer investimentos?

Existem motivos para a Geração Z fazer seus investimentos, assim como há justificativas para que não sejam feitos. No segundo caso, os não investidores afirmam não ter poupanças suficientes (65%), renda insuficiente (64%) e há também uma parcela (56%) que justifica o não conhecimento suficiente sobre investimento. Ainda há uma parte focada em outras despesas (51%).

Enquanto isso, os que investem são motivados pela capacidade de começar a investir com pequenas quantias (67%) e até mesmo por interesse próprio (65%). Além disso, alguns relataram terem conseguido dinheiro para investir (57%), enquanto outros contam com apoio de algum membro da família (54%).

Outro apontamento de estudo mostra que metade dos investidores da Geração Z (50%) afirma ter feito um investimento impulsionado pelo FOMO. Daqueles que o fizeram, é mais provável que digam que o investimento foi criptográfico 57%), ações individuais (32%) ou ações de memes (28%). O FOMO trata-se do medo de perder oportunidades, eventos ou experiências. Esse sentimento está relacionado às redes sociais, uma vez que é um ambiente onde as conquistas pessoais são constantemente divulgadas.

O estudo mostrou ainda que a criptografia é uma escolha de investimento popular entre os investidores da Geração Z: mais de dois em cada cinco (44%) investidores começaram a investir com criptografia, em comparação com 35% dos investidores da Geração Y dos EUA e 23% dos investidores da Geração X dos EUA. A criptografia também foi o investimento mais comum com o qual os investidores da Geração Z começaram no Canadá (35%) e no Reino Unido (43%).



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 281

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenadora de Mídia
Camila Puente

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 281

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenadora de Mídia
Camila Puente

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]