A Fábrica da Garoto, localizada em Vila Velha (ES) e responsável também pelos chocolates Nestlé, encerrou a produção de Páscoa de 2024. Ao todo, foram feitos 13 milhões de ovos. A fabricação foi quase 10% maior que 2023, e contou com inovações de ambas as marcas para a data, considerada uma das principais do calendário de chocolates no Brasil.
Vale lembrar que a produção dos ovos de chocolate para a Páscoa de 2024 foi iniciada ainda em 2023, e para isso foi necessária a contratação de 350 colaboradores temporários. O processo se iniciou em julho de 2023 e foi finalizado em janeiro deste ano, com a efetivação de 10% das pessoas contratadas para o período pascal.
Nos últimos anos, a Garoto tem feito investimentos significativos na modernização e expansão de sua unidade fabril. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 270 milhões. Além disso, a marca anunciou um aporte adicional de R$ 430 milhões para os anos de 2023 e 2024, com o objetivo de modernizar a fábrica, aumentar sua capacidade produtiva e expandir suas linhas de produção. Parte desse investimento foi destinado à construção de um novo prédio, que abriga duas novas linhas de produção, seguindo critérios de sustentabilidade e com a certificação Green Building House. O objetivo da companhia é garantir uma produção de maior qualidade para os consumidores, e investir na inovação de seus produtos.
A empresa também adotou práticas sustentáveis na aquisição de cacau para os produtos de Páscoa de 2024. A iniciativa aconteceu através do programa Nestlé Cocoa Plan, implementado em 2009 com o foco em promover uma produção sustentável de cacau, ao priorizar aspectos sociais, ambientais e econômicos.
Além disso, com o intuito de proporcionar uma Páscoa mais inclusiva, a Garoto apresenta seu portfólio de 2024, com itens pré-Páscoa a partir de R$ 5,99 e ovos de chocolate a partir de R$ 39,99. Entre os lançamentos estão o Ovo de Páscoa Caribe, Ovo de Páscoa Garoto Negresco, Ovo de Páscoa Talento Meio Amargo e Ovo de Páscoa Passatempo.
Comportamento do consumidor na Páscoa de 2024
Na Páscoa de 2024, o brasileiro está disposto a gastar, em média, R$ 156 com ovos de chocolate e outros produtos que marcam a data, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em colaboração com o Datafolha. A projeção indica uma movimentação de cerca de R$ 4,2 bilhões neste ano.
Em comparação com 2023, 36% dos brasileiros pretendem gastar mais durante a Páscoa, enquanto 31% têm o objetivo de manter o valor do outro passado. Enquanto isso, 30% têm a intenção de ter compras com valores menores que as feitas no período anterior.
As compras relacionadas à Páscoa são intencionadas por 56% dos brasileiros, e os moradores da região Norte lideram o ranking de disposição para gastar, representando 61% dos entrevistados. Já a diferença entre homens (56%) e mulheres (55%) na intenção de compra é pequena. Em termos de faixa etária, os consumidores entre 25 e 44 anos são os mais propensos a gastar (66%), seguidos de perto pelos entrevistados entre 18 e 24 anos (63%). Além disso, as classes sociais A/B (65%) e C (57%) apresentam uma intenção de gasto acima da média nacional.
Gastos por região
A pesquisa também aponta para variações regionais significativas nos gastos médios projetados para a Páscoa. As regiões Sul (R$ 204) e Sudeste (R$ 156) se destacam, com intenções de gasto médio igual ou superior à média nacional. Estas regiões têm previsões de movimentação econômica de R$ 839 milhões e R$ 1,9 bilhão, respectivamente. A região Centro-Oeste apresenta um gasto médio de R$ 154 e uma previsão de movimentação de R$ 287 milhões. Em seguida, o Norte registra um gasto médio de R$ 136, com uma estimativa de movimentação de R$ 329 milhões. A região Nordeste apresenta a menor média de gastos, com R$ 134, e uma previsão de movimentação de R$ 776 milhões.
Além disso, o estudo mostra que 51% dos consumidores planejam utilizar cartões de crédito ou débito em suas compras de Páscoa este ano. Entre as duas modalidades, o débito é o preferido (29%), enquanto o cartão de crédito alcança 22% dos clientes. Outras formas de pagamento mencionadas pelos entrevistados incluem dinheiro (36%) e Pix (34%), enquanto 1% afirmou não ter decidido ainda.
Preferência por compras presenciais e produtos tradicionais
Nas compras de Páscoa, 64% dos entrevistados pretendem priorizar os tradicionais ovos. Em segundo lugar, os bombons (23%) e as barras de chocolate (16%) são as escolhas mais comuns. Quando se trata do local de compra, nove em cada dez entrevistados (90%) pretendem adquirir seus produtos de Páscoa em lojas físicas, com apenas 7% que optam por compras online.
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