Há quem ame e odeie o bombom Caribe, uma combinação dos sabores chocolate e banana, que por anos preencheu as caixas de bombons sortidos da Garoto. Enquanto o doce é escolhido por último por alguns, para outros é objeto de desejo desde a abertura da embalagem. Em 2022, inclusive, uma fã chegou a tatuar o bombom Caribe no braço. Em homenagem à consumidora, a Garoto enviou dez quilos do chocolate para sua casa.
Atendendo aos pedidos de inúmeros clientes – tanto pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) quanto pelas redes sociais –, a Nestlé e a Garoto anunciaram o lançamento inédito do ovo de Páscoa Caribe. O produto contém chocolate ao leite com pedaços de banana na casca, e dois bombons no interior do ovo, que está sendo comercializado por valor aproximado de R$ 39,99.
“O bombom Caribe é um ícone do nosso portfólio e conquistou uma parcela de fãs cativos, que estavam ansiosos para ter a oportunidade de provar um ovo exclusivo desse sabor”, explica Marcos Freitas, gerente de Marketing de Caixas e Sazonais na Nestlé Brasil. “Depois de muito estudo e testes, finalmente chegamos ao produto ideal, lançado para homenagear todos os fãs nesse período tão especial”.
Chocolate com banana
felizmente nenhum ovo de pascoa caribe cruzou meu caminho até o momento pq quando isso acontecer sei q não terei autocontrole
— milena (@wwwmlna) February 19, 2024
Por mais que o Caribe seja um divisor de opiniões, o bombom é hoje o mais vendido da fábrica da Garoto, em Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo a empresa, são cerca de 600 quilos de unidades comercializadas a granel todo mês. O bombom marca sua presença nas caixas de doces variados da Garoto desde o primeiro lançamento. É produzido a partir de insumos das regiões do Vale do Ribeiro, em São Paulo, de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, de Minas Gerais e Santa Catarina.
“Sabemos que o Caribe é um bombom que divide opiniões desde sempre, que gerou uma polaridade entre os consumidores”, explica Marcos Freitas. “Mas quem ama, ama muito, inclusive fizemos uma campanha da Garoto com fãs que chegaram a tatuar o Caribe como forma de demonstrar seu carinho pelo chocolate”.
Nas redes sociais, o lançamento do ovo de Páscoa tem gerado reações divergentes. Enquanto alguns consumidores se questionam sobre o motivo de uma versão ainda maior do chocolate Caribe, outros estão ansiosos parar comprar e receber o produto.
“O sucesso do Caribe se dá por ele ser um bombom diferenciado, um produto que já tem uma história dentro da Garoto, com tradição que envolve a brasilidade de misturar banana com chocolate de forma inovadora”, afirma o executivo.
Páscoa à brasileira
Além do ovo de Páscoa Caribe, a Nestlé Brasil também anunciou três novos lançamentos de ovos de Páscoa: Garoto Negresco, Talento Meio Amargo, e Passatempo. Com isso, a empresa reforça o portfólio de 21 itens que compõe a temporada das marcas Nestlé e Garoto – que teve sua aquisição pela primeira aprovada em 2023, depois de mais de 20 anos do anúncio – com ovos e produtos pré-Páscoa.
“Nestlé e Garoto são marcas consolidadas no mercado nacional e, na Páscoa, reforçam o compromisso de oferecer sempre qualidade aliada a inovação, com produtos que agradam a todos os paladares”, afirma o executivo. “O portfólio para 2024 possui opções para os mais variados bolsos e estamos confiantes de que, tanto os lançamentos quanto os clássicos, irão atender e cativar todos os nossos consumidores para a Páscoa”.
Para o período que antecede a data comemorativa, a Nestlé está reforçando produtos consagrados pelos consumidores, como a Bag Alpino Trufa Bombons Sortidos, o KitKat Coelho, e a caixa KitKat Celebreak. Já para o público infantil, os clássicos ovos Baton Colors, Surpresa Dino Eggs e Surpresa Magia compõe o menu de produtos junto ao ovo Passatempo – lançamento com casca de chocolate ao leite e pedaços de biscoito.
Segundo Freitas, a empresa está otimista com a Páscoa de 2024, com a expectativa de um crescimento de dois dígitos nas vendas esse ano. “Acreditamos que os esforços para garantir a qualidade dos produtos e opções que atendam a todos os gostos e os bolsos nos ajudarão a alcançar os resultados esperados”, afirma. “Para a Páscoa de 2024, produzimos 13 milhões de ovos, cerca de 10% a mais que no ano anterior”.
Nestlé e Kopenhagen
No início do mês de fevereiro, a Superintendência-Geral do Cade aprovou a compra do Grupo CRM – que engloba as marcas Kopenhagen, Cacau Brasil e Kop Koffee – de forma integral pela Nestlé. O anúncio da aquisição foi realizado em setembro do ano passado pelas duas empresas, sem divulgar valores. No acordo, a Nestlé teria o controle acionário sobre o Grupo CRM, inserindo suas marcas no segmento de lojas e café.
Ainda há tempo para o tribunal do Cade se manifestar sobre o ato de concentração e para terceiros aplicarem recursos sobre o caso. Caso contrário, a aquisição será aprovada em definitivo e sem restrições.
Segundo Freitas, a Nestlé Brasil aguarda de forma confiante o encerramento do processo. “O documento produzido pelo órgão regulador corrobora a expectativa da empresa de que a análise seria pautada pelo rigor técnico e sinaliza que a operação reúne as condições adequadas para ser aprovada sem restrições”.