O setor de franquias no Brasil cresceu 6,3% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 41,850 bilhões para R$ 44,479 bilhões.
No acumulado de 12 meses, o crescimento foi 7,0%, passando de R$ 159,826 bilhões para R$ 170,988 bilhões. Os dados são Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
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Mais uma vez, o setor de franquias apresentou expansão superior ao do varejo de forma geral, que foi de 5,7%. Segundo Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, o crescimento está relacionado, principalmente, a “movimentos de expansão mais intensos, desenvolvimento de modelos híbridos físicos/digitais e de outros canais de venda”, avalia.
Segmentos
Todos os 11 segmentos listados pela ABF tiveram desempenho positivo no terceiro trimestre frente ao mesmo período do ano passado. Os segmentos que mais se destacaram foram de entretenimento, turismo e serviços de forma geral.
Entretenimento e Lazer teve alta de 25,2%. A diversificação de serviços, o lançamento de novos formatos de negócios e a expansão em unidades foram os principais fatores que contribuíram com esse avanço, segundo Vanessa. “É importante ressaltar que este segmento é mais recente no franchising e representa 1,3% do setor em faturamento, logo tem bastante espaço para crescer”, explica.
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Serviços e Outros Negócios foi o segundo de maior crescimento, com 10,3%, impulsionado, principalmente, pelos serviços logísticos. O terceiro melhor desempenho ficou com Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 9,7%. O segmento cresceu no período, alavancado principalmente pela venda de produtos de higiene e beleza e o desempenho de redes de depilação e outros serviços estéticos.
Alimentação fechou o trimestre em quarto lugar entre as redes que mais cresceram, com 6,7% de alta. Os destaques ficam por conta dos investimentos das redes em promoções, eficiência operacional e novos modelos e canais de venda, principalmente o delivery.
Número de lojas
O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre também teve saldo positivo, de 1,4%. De julho a setembro, foram abertas 3% a mais de lojas, enquanto o número de fechamentos foi de 1,6% do total das unidades de franquias.