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Calendário ajuda e varejo tem alta de 3,2% em outubro, segundo pesquisa da Cielo

Calendário ajuda e varejo tem alta de 3,2% em outubro, segundo pesquisa da Cielo

Dia das crianças fez o consumidor ir às compras no país. Crescimento nominal foi de 7,2% na comparação com igual período de 2017

A receita do varejo brasileiro apresentou uma alta de 3,2% em outubro frente aos números do mesmo período de 2017. O resultado já desconta a inflação sobre a cesta de setores do varejo ampliado.  O percentual é parte do ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), apresentado na tarde de ontem. Em termos nominais, o indicador apontou um crescimento de 7,2%.

O dado positivo é resultado, entre outros fatores, dos efeitos do calendário. Outubro foi o mês do primeiro e do segundo turno das eleições de 2018, eventos que impactaram o resultado obtido. No entanto, houve uma quarta-feira a mais e um domingo a menos, um dos dias da semana mais fracos para o varejo. Também é preciso dar crédito ao feriado de 12 de outubro. Em 2017, a data ocorreu em uma quarta-feira. Neste ano, a comemoração foi em uma sexta-feira.

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Com o ajuste dos impactos, o índice deflacionado indica uma alta de 2,4%, resultando em uma desaceleração em relação aos dados de setembro (3,2%). No caso do ICVA nominal, o indicador apresenta alta de 6,4% na comparação com igual período de 2017. Ele também revela uma leve desaceleração ante setembro (6,7%).

O levantamento, que tem como referência os dados obtidos em 1,4 milhão de pontos de vendas ativos da Cielo, revelou a tendência de comportamento do brasileiro de priorizar compras em datas comemorativas.  No dia 12 de outubro, o crescimento nominal foi de 10,2% ante o saldo do mesmo período de 2017. Os destaques entre os setores foram: livrarias e papelarias e recreação, ambos com um crescimento nominal em torno de 20% na comparação com o ano passado.

Leia também: Com recuo de 1,3% nas vendas, varejo tem o pior setembro desde 2000, segundo o IBGE

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